segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Beata Cecília Cesarini Virgem Dia da Festa: 4 de agosto

(*)Roma, por volta de 1200
(+)Bolonha, 1260 
Diana degli Andalò (Bolonha, c. 1200 – 10 de junho de 1236) e Cecília Cesarini (Roma, c. 1200 – Bolonha, 1260) são figuras proeminentes no florescimento da virgindade que acompanhou a presença de São Domingos na cidade de Bolonha. Diana, nas mãos do Patriarca, fez votos de castidade, pobreza e obediência. Outras freiras se reuniram ao seu redor, incluindo a Beata Cecília. A correspondência de Diana com o Beato Giordano di Sassonia, um dos primeiros companheiros do Fundador da Ordem dos Pregadores, documenta o fervor desta primeira comunidade no coração de Bolonha, enquanto Cecília é creditada com uma descrição maravilhosa de São Domingos. O culto às duas virgens dominicanas abençoadas foi confirmado por Leão XIII. 
Martirológio Romano: Em Bolonha, a bem-aventurada Cecília, virgem, que recebeu o hábito monástico de São Domingos, de cujo rosto e espírito foi testemunha fidelíssima.
Durante a translação e reconhecimento das relíquias de Diana d'Andalò, realizada em 1510 no mosteiro bolonhês de Santa Agnese, três corpos foram encontrados no mesmo túmulo, dois dos quais foram atribuídos, respectivamente, a Diana e Cecília. O terceiro, que não foi identificado na época, foi atribuído na translação subsequente (1584) à Irmã Amata, uma suposta freira que veio com outras irmãs em 1224, a convite do Beato Giordano di Sassonia, de Santa Sisto para Santa Agnese para estabelecer a vida dominicana lá. Esta identificação, evidentemente baseada em Galvano Fiamma, carece de qualquer confirmação. O culto de Diana, Cecília e Amata foi aprovado em 24 de dezembro de 1891 por Leão XIII e sua festa foi estabelecida em 9 de junho. Os corpos das beatas ainda estão preservados no mosteiro de Santa Agnese em Bolonha. Apresentamos agora a biografia de Cecília. Ela nasceu em Roma nos primeiros anos do século XIII. XIII e morreu em Bolonha por volta de 1290. Não temos certeza de sua linhagem, embora muitos digam que ela era da família Cesarini. Depois de se mudar com outras freiras de Santa Maria in Tempulo para o recém-estabelecido mosteiro de San Sisto (28 de fevereiro de 1221), no final de 1223 ou início de 1224, ela foi enviada pelo Papa Honório III com outras três freiras a Bolonha, para informar as freiras sobre o mosteiro de Sant'Agnese, recentemente fundado pela Beata Diana d'Andalò e pelo Beato Giordano di Sassonia, no espírito dominicano. Ela foi eleita prioresa lá. No final de uma vida exemplar, entre os setenta e oitenta anos, ela quis edificar as freiras, relembrando as maravilhas operadas por São Domingos em Roma durante a controversa fundação de San Sisto: suas histórias foram coletadas pela Irmã Angélica e levam o título Miracula beati Dominici, ao qual Cecília vinculou seu nome na história e na hagiografia dominicanas. Não deveria ser surpresa, contudo, que essas memórias, meio século depois dos eventos, não possam constituir uma fonte histórica absolutamente confiável, em termos de cronologia e nomes. 
Autor: Luigi Abele Redigonda 
Fonte: Biblioteca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário