(+)Roma, 17 de setembro de 1621
Roberto Bellarmino nasceu em Montepulciano em 1542 em uma família rica e numerosa. Em 1560 ingressou na Companhia de Jesus. Estudou em Pádua e Lovaina e no Colégio Romano de Roma. Naqueles anos entre seus alunos estava também São Luís Gonzaga. Ele foi nomeado cardeal e arcebispo de Cápua em 1599. Tornou-se um teólogo pós-Ridentino estabelecido. Escreveu muitas obras exegéticas, pastorais e ascéticas; fundamentais para a apologética são os volumosos livros «Decontroversiis». Com uma obra simples na estrutura mas rica em sabedoria como o seu “Catecismo”, foi o “mestre” de muitas gerações de crianças. Outro de seus volumes, “A Arte de Morrer Bem”, também é famoso. Ele morreu em 17 de setembro de 1621 em Roma. Está sepultado num altar lateral da Basílica de Sant'Ignazio em Campo Marzio. Calendário do Papa Pio promulgado por São Paulo VI, sua memória facultativa ocorre no dia 17 de setembro, hoje ao lado da de Santa Hildegarda de Bingen, também Doutora da Igreja.
Patrono: Arquidiocese de Cápua, Pontifícia Universidade Gregoriana, catequistas, canonistas, Arquidiocese de Cincinnati
Etimologia: Roberto = brilhando de glória, do alemão
Emblema: Manto de Cardeal, Pena, Livro de Catecismo
Martirológio Romano: São Roberto Belarmino, bispo e doutor da Igreja, da Companhia de Jesus, que soube contestar brilhantemente as controvérsias teológicas de seu tempo com habilidade e perspicácia. Nomeado cardeal, dedicou-se cuidadosamente ao ministério pastoral na Igreja de Cápua e, finalmente, em Roma trabalhou arduamente na defesa da Sé Apostólica e da doutrina da fé.
Infância e juventude
Nasceu como o terceiro de dez irmãos numa grande família de origem nobre, mas em processo de empobrecimento económico. Seu pai era Vincenzo Bellarmino e sua mãe, Cinzia Cervini, muito piedosa e religiosa, era irmã do cardeal Marcello Cervini, que se tornou o Papa Marcello II. Foi educado por desejo de sua mãe no colégio jesuíta de sua cidade natal, recém-fundado; Ingressou na Companhia de Jesus aos dezoito anos, em 20 de setembro de 1560, e foi admitido à primeira profissão religiosa no dia seguinte, apesar da opinião contrária do pai, que lhe preferia a carreira política secular.
Desde muito jovem mostrou excelentes dotes literários e, inspirando-se em autores latinos como Virgílio, compôs vários pequenos poemas tanto em vernáculo como em latim. Um de seus hinos dedicado à figura de Maria Madalena foi posteriormente incluído para uso no breviário.
De 1560 a 1563 estudou no Colégio Romano de Roma, futura Pontifícia Universidade Gregoriana, sede do colégio jesuíta. Posteriormente, começou a estudar disciplinas humanísticas primeiro em Florença e depois em Mondovì, sempre em escolas da sua ordem religiosa. Em 1567 iniciou o estudo de teologia, primeiro em Pádua e depois em 1569 foi enviado para completar estes estudos em Louvain, na Flandres, onde pôde adquirir um conhecimento considerável das heresias mais importantes do seu tempo.
O trabalho como professor
Após sua ordenação sacerdotal no Domingo de Ramos de 1570 em Ghent, Bélgica, ele rapidamente ganhou notoriedade tanto como professor quanto como pregador; nesta última qualidade, ele conseguiu atrair ao seu púlpito tanto católicos como protestantes[1], mesmo de outras áreas geográficas. Tendo começado a lecionar teologia em 1570 em Lovaina, foi chamado de volta à Itália em 1576 pelo Papa Gregório XIII que lhe confiou a cátedra de "Controvérsias" recentemente criada no Colégio Romano, ou seja, de Apologética, atividade que exerceu até 1587. logo após o término do Concílio de Trento e a Igreja Católica, atacada pela Reforma Protestante, precisou analisar e verificar a sua própria identidade cultural e sobretudo espiritual. A atividade e a obra de Roberto Bellarmino inseriram-se justamente neste contexto histórico. Mostrou-se adequado à dificuldade da tarefa docente e as palestras que proferiu fundiram-se na sua grande e mais famosa obra em vários volumes, As Controvérsias. Esta monumental obra teológica representa a primeira tentativa de sistematizar as diversas controvérsias teológicas da época e teve enorme ressonância em toda a Europa. Cátedras específicas de ensino foram estabelecidas em igrejas protestantes na Alemanha e na Inglaterra para fornecer uma resposta aos argumentos de Belarmino sobre a ortodoxia católica e sua adesão à Bíblia e à história da Igreja. A obra completa ainda não foi substituída como texto clássico [1], ainda que, como se pode facilmente compreender, o avanço dos estudos críticos tenha diminuído o valor de alguns de seus argumentos históricos.
A missão na França e o conflito com Sisto V
Em 1588 foi nomeado "Diretor Espiritual" do Colégio Romano. Mas pouco depois, em 1590, foi enviado com a legação do cardeal Gaetano, como teólogo, que o Papa Sisto V enviara à França para defender a Igreja Católica nas dificuldades decorrentes da guerra civil entre católicos e huguenotes. Enquanto estava na França, foi informado de que Sisto V, que havia aceitado calorosamente a dedicatória de sua obra "As Controvérsias", estava prestes a propor a inclusão do primeiro volume no Índice. A razão foi que na obra a Santa Sé foi reconhecida como tendo poder indireto e não direto sobre as realidades temporais. Belarmino, cuja lealdade à Santa Sé era intensa e autêntica, ficou profundamente triste com isso. Esta condenação iminente foi evitada pela morte súbita de Sisto V em 27 de agosto de 1590, devido a complicações de uma doença infecciosa, talvez a malária. O novo Papa Gregório XIV, porém, entusiasmou-se plenamente com esta obra, tanto que até lhe concedeu a honra de uma aprovação pontifícia especial.
O retorno à cátedra e a revisão da Vulgata
Terminada a missão do Cardeal Caetano, Bellarmino retomou mais uma vez o seu trabalho de mestre e pai espiritual. Nos últimos anos de sua vida teve o consolo de orientar São Luís Gonzaga, falecido com apenas 23 anos no Colégio Romano em 1591, após contrair uma doença para salvar um homem que sofria de peste e foi abandonado na rua. Nos anos seguintes, o próprio Belarmino promoveu o processo de sua beatificação.
Durante este período fez parte da comissão final de revisão do texto da Vulgata. Esta revisão foi objecto de um pedido específico do Concílio de Trento, para contrariar as teses protestantes e os papas pós-tridentinos trabalharam arduamente nesta tarefa, quase a completando. Sisto V, embora não fosse dotado de conhecimentos específicos em assuntos bíblicos, introduziu alterações no Texto Sagrado de forma excessivamente leve e rápida, com erros flagrantes. Para agilizar, porém, mandou imprimir e distribuir parcialmente esta edição com o objetivo de impor seu uso com selo próprio. No entanto, ele morreu antes da promulgação oficial e seus sucessores imediatos procederam imediatamente à eliminação dos erros mais flagrantes e à retirada de circulação da edição errônea.
O problema consistia em introduzir uma edição mais correta sem desacreditar o nome de Sisto V. Belarmino propôs que a nova edição levasse sempre o nome de Sisto V, com uma explicação introdutória segundo a qual, devido a alguns erros tipográficos ou de outra natureza, o Papa Sisto já havia decidido que uma nova edição deveria ser realizada. A sua afirmação, por não haver provas em contrário, teve de ser considerada conclusiva, tendo em conta o quão sério e responsável era estimado pelos seus contemporâneos. Mais ainda, não poderia ser rejeitado sem manchar a reputação dos demais membros da comissão que aceitaram a sugestão, e a de Clemente VIII que, plenamente consciente do assunto, deu permissão para que o prefácio de Belarmino fosse introduzido na nova edição. .
Angelo Rocca, secretário da comissão responsável pela revisão, escreveu de próprio punho um rascunho do prefácio no qual declarava:
«[Sisto] quando começou a perceber que havia erros tipográficos e outras opiniões científicas, para que se poderia, ou melhor, deveria, tomar uma decisão sobre o problema e publicar uma nova edição da Vulgata, visto que morreu primeiro, ele não conseguiu realizar o que havia empreendido. »
Este rascunho, ao qual se preferiu o de Belarmino, ainda existe, anexado ao exemplar da edição Sistina em que estão anotadas as correções da Clementina, e pode ser consultado na Biblioteca Angélica, em Roma.
A nomeação como cardeal
Em 1592, Bellarmino tornou-se Reitor do Colégio Romano, função que ocupou durante cerca de dois anos, até 1594. Em 1595 tornou-se Reitor da província de Nápoles. Em 1597, o Papa Clemente VIII chamou-o de volta a Roma e nomeou-o seu consultor teológico, e também “Examinador dos Bispos e Consultor do Santo Ofício”. No dia 3 de março de 1599 o Papa nomeou-o cardeal presbítero com o título de Santa Maria in Via, indicando a motivação desta missão com as palavras: A Igreja de Deus não tem um tema de igual valor no campo da ciência. Nos anos seguintes, Belarmino foi muitas vezes definido com bom humor como "o jesuíta vestido de vermelho", em relação ao vestido de cardeal que contrastava com a batina preta dos jesuítas.
A nomeação remonta também a este período, tendo o Cardeal Girolamo Berneri, dominicano e bispo de Ascoli e portanto denominado Cardeal d'Ascoli, como assistente do Cardeal Madruzzi, presidente da Congregação “De Auxiliis”, congregação criada pouco antes pelo Papa recompor a controvérsia recentemente surgida entre tomistas e molinistas a respeito da natureza da harmonia entre a graça efetiva e a liberdade humana. Nesta diatribe que se prolongaria por várias décadas, os jesuítas molinistas e os dominicanos tomistas opuseram-se.
A opinião de Belarmino desde o início foi que esta questão de natureza doutrinal não deveria ser resolvida com uma intervenção autoritária, mas ainda assim deixada à discussão entre as diferentes direcções e que os contendores de ambos os campos estavam seriamente proibidos de ceder a censuras ou condenações dos seus respectivos campos. oponentes. A maioria dos teólogos jesuítas dos quais Belarmino era membro estavam mais próximos da tese dos molinistas e, portanto, a sua não-sideração poderia dar origem a considerar a tese tomista mais válida. Clemente VIII esteve inicialmente inclinado a aceitar esta ideia conciliatória de Belarmino, mas posteriormente mudou completamente de posição, determinado a dar uma definição doutrinária mais precisa em favor da tese tomista. A presença de Roberto Bellarmino neste sentido tornou-se constrangedora, e provavelmente também por isso o nomeou arcebispo de Cápua em 18 de março de 1602, sé que acabava de ficar vaga naquela época. O próprio Clemente quis consagrá-lo com as próprias mãos, honra que os papas costumam conceder como sinal de especial estima; o novo arcebispo partiu imediatamente para a sua sé e distinguiu-se dignamente no seu ministério.
Em março de 1605 Clemente VIII morreu e foi sucedido primeiro por Leão, especialmente pelas aflições que sofreu, mas o facto de ser jesuíta constituiu um impedimento na opinião de muitos cardeais. O historiador do Vaticano Ludwig Von Pastor relata que nos primeiros dias do segundo conclave de 1605 um grupo de cardeais incluindo Baronio, Sfondrato, Aquaviva, Farnese, Sforza e Piatti trabalhou para eleger o cardeal jesuíta Bellarmino; mas foi tão contra que, ao saber de sua candidatura, respondeu que também renunciaria de bom grado ao título de cardeal; seu apoio durante o conclave parece ter sido direcionado ao Cardeal Baronio. O acordo no conclave foi então alcançado pelo cardeal Camillo Borghese.
O novo Papa Paulo V, eleito com o acordo das grandes potências católicas, insistiu em mantê-lo consigo em Roma, e o cardeal solicitou que pelo menos fosse exonerado do ministério episcopal cujas responsabilidades já não era capaz de cumprir. Nesta altura foi nomeado membro do Santo Ofício e de outras congregações, e posteriormente conselheiro principal da Santa Sé no setor teológico da sua administração. A disputa “De Auxiliis”, que no final Clemente não teve oportunidade de resolver, foi concluída com uma decisão que seguiu as linhas da proposta original de Belarmino.
O ano de 1606 marcou o início da disputa entre a Santa Sé e a República de Veneza, que, sem consultar o Papa e encontrando-se em más condições financeiras, revogou a lei que isentava o clero da jurisdição civil e retirou à Igreja o direito de propriedade própria. A disputa deu origem a uma guerra de panfletos durante a qual as defesas do lado republicano foram apoiadas por Giovanni Marsilio e pelo frade servita Paolo Sarpi, que se colocaram em claro conflito com a Igreja Católica. Nesta disputa, a Santa Sé foi nobremente defendida pelo Cardeal Bellarmino e pelo Cardeal Baronio.
Ao mesmo tempo que os conflitos da República de Veneza, ocorreram aqueles relativos ao Juramento de Lealdade Inglês. Em 1606, além do assédio já imposto aos católicos ingleses pelos monarcas ingleses, foi-lhes pedido, sob pena de acusação, que prestassem um juramento de fidelidade habilmente formulado com tal astúcia que um católico, ao recusá-lo, poderia parecer estar um cidadão esquivava-se aos seus deveres civis e era, portanto, passível de acusação, ao passo que, se o tivesse feito, não só teria rejeitado, mas até condenado como ímpio e herético, o ensinamento sobre o poder de depor, isto é, o poder de depor um soberano que, com ou sem razão, a Santa Sé o reivindicou e exerceu durante séculos com a plena aprovação da cristandade, e que, mesmo nesse período, a grande maioria dos teólogos continuou a apoiar. Dado que a Santa Sé proibiu os católicos de prestarem este juramento, o rei inglês Jaime I de Inglaterra, que se tornou rei após a morte de Isabel I e sendo rei da Escócia, de fé protestante, escreveu a defesa deste juramento num livro intitulado Nó cuneus triplex de Trípoli; Belarmino respondeu ao monarca com sua Responsio Matthei Torti. Outros tratados se seguiram de ambos os campos, e o resultado de um deles foi o escrito de refutação do poder de depor soberanos por William Barclay, um famoso jurista escocês, residente na França; que foi contestado pela resposta de Bellarmino. As refutações do jurista escocês foram então utilizadas pelo Parlamento parisiense de orientação monarquista. A consequência foi que, seguindo a doutrina da via media do poder indireto para depor soberanos, Belarmino foi condenado em 1590 como demasiado inclinado a posições monarquistas e em 1605 como excessivamente papalista.
O caso Giordano Bruno
A preparação deste julgamento envolveu também Bellarmino que era consultor do Santo Ofício e o levou a ter algumas conversas com o inquisidor durante sete anos, de 1593 a 1600. O julgamento foi prolongado devido ao facto de as confissões de As heresias que o arguido admitiu durante os vinte interrogatórios a que foi submetido, e alguns até através de tortura, foram posteriormente negadas perante o tribunal do Tribunal da Inquisição. Bellarmino nunca participou pessoalmente nas sessões de interrogatório em que a tortura poderia ser praticada. Por ordem do Papa Clemente VIII, em 20 de janeiro de 1600, o tribunal da Inquisição pronunciou o veredicto de condenação à fogueira.
O caso Galileu Galilei
Belarmino não viveu para ver o epílogo do julgamento e condenação de Galileu Galilei, mas em 1615 participou da primeira fase. O cardeal fez parte da comissão do Vaticano que advertiu Galileu de continuar a ensinar a teoria heliocêntrica em 1616 e foi ele quem lhe comunicou a advertência que ela continha numa carta que permaneceu famosa.
Anteriormente ele sempre demonstrou interesse pelas descobertas do cientista e manteve correspondência amigável com ele. Ele também havia assumido, como evidenciado por suas cartas ao amigo de Galileu, Paolo Antonio Foscarini, uma atitude aberta em relação às teorias científicas, advertindo-o, no entanto, a não buscar uma demonstração de sua exatidão, limitando-se a apresentá-las como hipóteses.
Morte e veneração
Nos últimos anos, Roberto Bellarmino continuou seu estilo de vida austero, dedicando grande parte de seu tempo à oração e ao jejum, apesar de sua saúde bastante precária. Continuou a dar muitas esmolas aos pobres, aos quais deixou praticamente todos os seus bens; contribuiu para obter a aprovação do Papa para a fundação da nova Ordem da Visitação de São Francisco de Sales; concluiu também a redação de um “catecismo maior” e de um “catecismo menor”, este último em particular teve um sucesso considerável e foi amplamente utilizado até finais do século XIX; finalmente compôs um pequeno e também famoso texto "De arte bene moriendi" e também a sua "Autobiografia".
Ele viveu para testemunhar outro conclave, aquele que elegeu Gregório para preparar a transição. Aqui ele morreu na manhã de 17 de setembro de 1621. Após sua morte, seu corpo foi colocado na cripta da casa professa e depois de cerca de um ano foi colocado no túmulo que abrigava o corpo de Santo Inácio de Loyola.
Pouco depois da sua morte, a Companhia de Jesus propôs a causa da sua beatificação, que de facto começou em 1627, durante o pontificado de Urbano VIII, quando lhe foi concedido o título de venerável. No entanto, um obstáculo técnico, proveniente da legislação geral sobre beatificações, emitida por Urbano VIII, provocou um atraso. Depois o processo encalhou e embora a causa tenha sido reintroduzida em numerosas ocasiões nos anos de 1675, 1714, 1752, 1832, e embora a cada reinício a grande maioria dos votos tenha sido a favor da sua beatificação, o resultado positivo só veio depois de muitos anos. A razão estava em parte ligada ao caráter influente de alguns prelados que expressaram uma opinião negativa, como o cardeal e santo Gregorio Barbarigo, o cardeal dominicano e tomista Girolamo Casanate, o famoso cardeal Decio Azzolino júnior em 1675, o poderoso cardeal Domenico Passionei em 1752, este último em particular em frequente contraste com os jesuítas e próximo das teses jansenistas em oposição à tese molinista da graça eficaz. Além disso, segundo muitos, a principal causa foi a opinião sobre a conveniência política internacional, uma vez que o nome do Cardeal Belarmino estava intimamente associado a uma visão da autoridade papal em forte contraste com os políticos monarquistas da corte francesa dos séculos XVIII e XIX. A este respeito, a citação do Papa Bento sobre
Roberto Bellarmino foi beatificado em 13 de maio de 1923 durante o pontificado de Pio XI.
Ele é lembrado no dia 17 de setembro e no passado no dia 13 de maio; ele é o padroeiro dos catequistas, dos canonistas e da cidade de Cincinnati, nos EUA.
Desde 21 de junho de 1923, o seu corpo é venerado pelos fiéis na terceira capela à direita da igreja de Sant'Ignazio di Loyola, em Roma, a igreja do Colégio Romano que preserva as relíquias de outros santos jesuítas, incluindo São Luís Gonzaga. Os ossos do seu esqueleto foram recompostos e unidos com fios de prata e cobertos com o hábito cardeal, enquanto o rosto e as mãos foram cobertos de prata; é assim que ele aparece sob o altar que lhe é dedicado.
Alguns fiéis a ele devotos costumam fazer esta oração: "Ó Deus, que para a renovação espiritual da Igreja nos deste em São Roberto Belarmino bispo um grande mestre e modelo de virtude cristã, concede que por sua intercessão possamos sempre manter a integridade daquela fé à qual dedicou toda a sua vida".
O "Collegio San Roberto Bellarmino" localizado no Palazzo Borromeo, em Roma, na via del Seminario, de história antiga e pertencente aos Jesuítas, leva o seu nome. Os alunos da Pontifícia Universidade Gregoriana residem atualmente aqui.
Fonte: www.sanrobertobellarmino.it
São Roberto Belarmino, de quem hoje desejo falar-vos, transporta-nos ao tempo da dolorosa cisão do cristianismo ocidental, quando uma grave crise política e religiosa provocou a separação de nações inteiras da Sé Apostólica.
Nascido em 4 de outubro de 1542 em Montepulciano, perto de Siena, era sobrinho, por parte de mãe, do Papa Marcelo II. Teve uma excelente formação humanística antes de ingressar na Companhia de Jesus em 20 de setembro de 1560. Os estudos de filosofia e teologia, que completou entre o Colégio Romano, Pádua e Lovaina, centrado em São Tomé e nos Padres da Igreja, foram decisivos para sua orientação teológica. Ordenado sacerdote em 25 de março de 1570, foi durante alguns anos professor de teologia em Lovaina. Posteriormente, chamado a Roma como professor do Colégio Romano, foi-lhe confiada a cátedra de “Apologética”; na década em que ocupou este cargo (1576 – 1586) desenvolveu um conjunto de lições que depois se fundiram nas Controversiae, obra que imediatamente se tornou famosa pela sua clareza e riqueza de conteúdo e pela sua abordagem predominantemente histórica. O Concílio de Trento havia concluído recentemente e era necessário que a Igreja Católica fortalecesse e confirmasse a sua identidade também no que diz respeito à Reforma Protestante. A ação de Belarmino fez parte deste contexto. De 1588 a 1594 foi primeiro pai espiritual dos estudantes jesuítas do Colégio Romano, entre os quais conheceu e dirigiu São Luís Gonzaga, e depois superior religioso. O Papa Clemente VIII nomeou-o teólogo pontifício, consultor do Santo Ofício e reitor do Colégio Penitenciário da Basílica de São Pedro. Seu catecismo, Breve Doutrina Cristã, que foi sua obra mais popular, remonta ao período de dois anos de 1597 a 1598.
Em 3 de março de 1599 foi nomeado cardeal pelo Papa Clemente VIII e, em 18 de março de 1602, foi nomeado arcebispo de Cápua. Recebeu a ordenação episcopal em 21 de abril do mesmo ano. Nos três anos em que foi bispo diocesano, distinguiu-se pelo zelo como pregador na sua catedral, pelas visitas semanais que fez às paróquias, pelos três Sínodos diocesanos e por um Conselho Provincial que deu origem. Depois de participar dos conclaves que elegeram os Papas Leão Também ocupou cargos diplomáticos na República de Veneza e na Inglaterra, para defender os direitos da Sé Apostólica. Nos seus últimos anos compôs vários livros sobre espiritualidade, nos quais condensava os frutos dos seus exercícios espirituais anuais. O povo cristão ainda hoje obtém grande edificação ao lê-los. Morreu em Roma em 17 de setembro de 1621. O Papa Pio XI o beatificou em 1923, canonizou-o em 1930 e proclamou-o Doutor da Igreja em 1931.
São Roberto Belarmino desempenhou um papel importante na Igreja nas últimas décadas do século XVI e início do século seguinte. As suas Controvérsias constituíram um ponto de referência, ainda válido, para a eclesiologia católica nas questões relativas à Revelação, à natureza da Igreja, aos Sacramentos e à antropologia teológica. Neles o aspecto institucional da Igreja aparece acentuado, devido aos erros que circulavam sobre estas questões na época. Contudo, Belarmino também esclareceu os aspectos invisíveis da Igreja como Corpo Místico e ilustrou-os com a analogia do corpo e da alma, a fim de descrever a relação entre as riquezas internas da Igreja e os aspectos externos que a tornam perceptível. Nesta obra monumental, que tenta sistematizar as diversas controvérsias teológicas da época, ele evita qualquer abordagem polêmica e agressiva às ideias da Reforma, mas valendo-se dos argumentos da razão e da Tradição da Igreja, ilustra clara e eficazmente o Doutrina católica.
No entanto, o seu legado está na forma como concebeu o seu trabalho. Os pesados cargos de governo não o impediram, de facto, de se esforçar quotidianamente pela santidade, com fidelidade às necessidades da sua própria condição de religioso, sacerdote e bispo. Desta fidelidade vem o seu compromisso com a pregação. Sendo, como sacerdote e bispo, antes de tudo um pastor de almas, sentiu o dever de pregar assiduamente. São centenas de sermões – homilias – realizados em Flandres, Roma, Nápoles e Cápua por ocasião das celebrações litúrgicas. Não menos abundantes são as suas exposições e explicações aos párocos, às religiosas, aos estudantes do Colégio Romano, que muitas vezes têm por objeto a Sagrada Escritura, especialmente as Cartas de São Paulo. A sua pregação e as suas catequeses apresentam o mesmo carácter de essencialidade que aprendeu na sua educação inaciana, todas destinadas a concentrar as forças da alma no Senhor Jesus, intensamente conhecido, amado e imitado.
Nos escritos deste homem de governo percebe-se muito claramente, apesar da reserva atrás da qual esconde os seus sentimentos, a primazia que ele atribui aos ensinamentos de Cristo. São Belarmino oferece assim um modelo de oração, alma de toda atividade: uma oração que escuta a Palavra do Senhor, que se satisfaz em contemplar a sua grandeza, que não se fecha em si mesma, mas fica feliz em se abandonar a Deus Um sinal distintivo da espiritualidade de Belarmino é a percepção viva e pessoal da imensa bondade de Deus, pela qual o nosso Santo se sentia verdadeiramente um filho amado de Deus e era fonte de grande alegria reunirmo-nos, com serenidade e simplicidade, em. oração, na contemplação de Deus No seu livro De ascensione mentis in Deum - Elevação da mente a Deus - composto com base no Itinerário de São Boaventura, exclama: «Ó alma, o teu exemplar é Deus, beleza infinita, luz sem sombras, esplendor que supera o da lua e do sol. Elevai os olhos para Deus, em quem se encontram os arquétipos de todas as coisas e de quem, como de uma fonte de fecundidade infinita, deriva esta variedade quase infinita de coisas. Portanto você deve concluir: quem encontra Deus, encontra tudo, quem perde Deus, perde tudo.”
Neste texto ouvimos o eco da famosa contemplatio ad amorem obtineundum – contemplação para obter o amor – dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Bellarmino, que vive na sociedade suntuosa e muitas vezes doentia do final do século XVI e início do século XVII, tira desta contemplação aplicações práticas e nela projecta com viva inspiração pastoral a situação da Igreja do seu tempo. No livro De arte bene moriendi - a arte de morrer bem - por exemplo, ele indica como regra segura para uma boa vida, e também para uma boa morte, meditar frequente e seriamente que será preciso prestar contas a Deus de as próprias ações e o modo de viver, e procure não acumular riquezas nesta terra, mas viver com simplicidade e caridade para acumular bens no Céu. No livro De gemitu columbae - O gemido da pomba, onde a pomba representa a Igreja - ele chama com força o clero e todos os fiéis a uma reforma pessoal e concreta de suas vidas, seguindo o que ensinam as Escrituras e os Santos, entre os quais menciona em particular São Gregório Nazianzeno, São João Crisóstomo, São Jerônimo e Santo Agostinho, bem como os grandes fundadores de ordens religiosas como São Bento, São Domingos e São Francisco. Belarmino ensina com grande clareza e com o exemplo da sua própria vida que não pode haver verdadeira reforma da Igreja se não houver primeiro a nossa reforma pessoal e a conversão do nosso coração.
Dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, Belarmino extraiu conselhos para comunicar de forma profunda, até aos mais simples, as belezas dos mistérios da fé. Ele escreve: “Se você tem sabedoria, entenda que você foi criado para a glória de Deus e para sua salvação eterna. Este é o seu objetivo, este é o centro da sua alma, este é o tesouro do seu coração. Portanto, considere como verdadeiro bem para você aquilo que o leva ao seu objetivo, como verdadeiro mal aquilo que faz com que você o perca. Acontecimentos prósperos ou adversos, riquezas e pobreza, saúde e doenças, honras e indignidades, vida e morte, o sábio não deve buscá-los nem fugir deles por si mesmo. Mas só são bons e desejáveis se contribuem para a glória de Deus e para a tua felicidade eterna; são maus e devem ser evitados se a impedirem» (De ascensione mentis in Deum, grad. 1).
Estas, obviamente, não são palavras que saíram de moda, mas palavras que devemos hoje meditar durante muito tempo para guiar o nosso caminho nesta terra. Lembram-nos que a meta da nossa vida é o Senhor, o Deus que se revelou em Jesus Cristo, em quem Ele continua a chamar-nos e a prometer-nos a comunhão com Ele. Lembram-nos a importância de confiar no Senhor, de gastar. em uma vida fiel ao Evangelho, para acolher e iluminar com fé e oração cada circunstância e cada ação da nossa vida, visando sempre a união com Ele.
Autor: Papa Bento XVI (Audiência Geral 23.02.2011)
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