segunda-feira, 6 de março de 2023

EVANGELHO DO DIA 6 DE MARÇO

Evangelho segundo São Lucas 6,36-38. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados. Não condeneis e não sereis condenados. Perdoai e sereis perdoados. Dai e dar-se-vos-á; deitar-vos-ão no regaço uma boa medida, calcada, sacudida, a transbordar. A medida que usardes com os outros será usada também convosco». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Catarina de Sena(1347-1380) 
Terceira dominicana, doutora da Igreja, 
copadroeira da Europa 
Tu és esse fogo que queima sempre 
«Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso»
Ó amor inefável! Ó doce amor! Ó fogo eterno! Tu és fogo que sempre queima. Ó soberana e eterna Trindade, Tu és a retidão sem falhas, a simplicidade sem sombras; Tu és a sinceridade sem disfarce possível. Dirige o olhar da tua misericórdia para as tuas criaturas. Compreendo que a misericórdia é a tua característica mais própria e, para onde quer que me volte, apenas encontro a tua misericórdia. É por isso que acorro a Ti, exclamando diante da tua misericórdia: meu Deus, tem misericórdia do mundo. Tu queres, ó Pai eterno, que Te sirvamos segundo a tua vontade e Tu próprio fixas os caminhos dos teus servos. Ensinas-nos que não podemos, de maneira nenhuma, julgar o estado íntimo de uma criatura a partir das suas obras exteriores, mas devemos remeter-nos à tua vontade, sobretudo em relação aos teus servos unidos a essa vontade a transformados nela. Feliz o cristão que contempla à tua luz os caminhos e as obras infinitamente variadas dos teus servos; algumas das veredas que estes tomam fazem-nos correr pelo caminho de fogo do teu amor, pois de outra maneira não seguiriam realmente a tua verdade. Ó Divindade eterna! Como é certo que a misericórdia é propriamente tua pertença! Não é verdade que, por misericórdia, quiseste fazer-me conhecer, a mim, que sou um ser desprezível, que não podemos julgar as intenções das criaturas racionais? Porque variados até ao infinito são os caminhos que para elas traças segundo a tua vontade, como me mostraste pelo meu próprio exemplo. Graças Te sejam dadas, ó meu Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário