segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Santo do pau oco”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Nos tempos do ouro
, havia imagens de santo ocas que, tendo uma abertura, serviam para esconder o ouro. Colocam-no dentro do santo e levavam para a metrópole. Assim escapavam do fisco. Recentemente ainda foi feito isto por um vivaldino. Mas foi pego. O ouro não tinha nada a ver com o santo. Assim também se diz de pessoas que parecem ser boas, mas na realidade não o são. Podemos, contudo, usar este termo em sentido positivo e entender nossa realidade humano-espiritual. 
Sempre pregamos a necessidade da perfeição e da santidade. Ou você é santo, ou não é. Santo não tem defeito. Achamos que o homem e a mulher perfeitos, não tem defeitos. Não é este o projeto de Jesus. Jesus disse: “sede perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). É o grande projeto humano e cristão. Quando vou ser perfeito? Quando não vou ter defeito? Já que não dá mesmo, vamos ficar por aqui. Todos têm grandes qualidades e muitos defeitos, erros, pecados etc...Isso não impede a caminhada da maturidade humana e espiritual, aliás, é um grande estímulo. Já dizia Guy de Larrougoudy, no seu livrinho ‘Estrela em alto mar’: “faça de cada defeito, um trampolim para um amor maior”. As paixões e tendências estão dentro de nós. São todas boas, basta encaminhá-las, ou como dizia Maria Celeste Crostarosa, domesticá-las. Vence o mal pelo bem, diz S.Paulo: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem” (Rm 12,21). 
Você, olhando do lado positivo, é um santo do pau oco: tem a parte frágil, mas também o seu lado luminoso. As trevas não são superiores à luz. O punhado de defeitos e pecados que tem, não obscurecem a graça de Deus que age em você, nem o esforço que faz para ser melhor. Alguns defeitos você vai arrastar até depois de morto. O método é simples: desenvolver as qualidades e virtudes e controlar os defeitos e pecados. À medida que fortificarmos um organismo com as vitaminas, as doenças vão diminuindo. O temperamento, o caráter, o tipo de ser, as heranças culturais e familiares vão permanecer. Basta educá-los e encaminhá-los. O defeito é gostar dos defeitos e tratá-los bem. Diz-se que S. Francisco de Sales era um homem irritado, mas no trato com as pessoas era um cordeirinho. Parece que Confúcio dizia que quando você não consegue vencer um defeito, tira proveito dele. Trata-se de usar a própria dificuldade para fazer algo bom. Um deficiente físico não é um imprestável, ele tem um potencial imenso que pode ser usado e desenvolvido em outras áreas. É grave também tentar esconder e abafar. Explode! 
Ser santo do pau oco é o caminho do crescimento cristão. Não buscar o perfeccionismo, mas caminhar para a perfeição. Quanto mais cresce, mas tem que crescer. A atitude fundamental não é tirar as folhas secas da árvore, mas alimentar suas raízes. Aí a planta cresce. Cuide de si, de seu corpo, de sua mente, de seu aspecto psicológico etc... mas não se esqueça de viver bem com suas fragilidades e superá-las sem angústia.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JANEIRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário