quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “É uma luta a vida do homem na terra!”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
Jesus continua sua festa de curas e milagres.
Estes milagres não se reduzem a simples solução de graves problemas, mas são sinais maiores: indicam a vida do Reino e a divindade daquele que é seu coração. Com seu evangelho podemos mudar tudo. A grande mudança que se pode realizar é explicada pela cura da sogra de Pedro. Curada, imediatamente começa a serví-los. Basta estender a mão ao irmão: naquele momento se instaura e si inaugura o grande Reino de Justiça de Amor e de Paz! 
O Evangelho de Marcos narra muitos milagres de Jesus. No evangelho de hoje Jesus age em três campos: na sinagoga onde curara o endemoninhado, na casinha de Pedro, onde curou sua sogra, e na praça pública onde cura muitos da multidão. Os sofrimentos humanos já são proclamados por Jó na primeira leitura: “Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra?” Jesus cura porque é sensível à dor humana. Sua sensibilidade é demonstrada pela presteza com que atende os pedidos de cura: Falam da sogra doente, Ele estende a mão e a levanta. Era sensível às crianças, pobres, pecadores públicos, prostitutas, necessitados. Os milagres de Jesus não nascem somente de seu poder divino, mas de seu coração amoroso e compassivo que mostra seu coração divino. O milagre da sogra de Pedro é simbólico: com o verbo levantar-se está significando a ressurreição. O ato de fé em Jesus ressuscita a pessoa, como a sogra que se levanta imediatamente. E dentro da visão de reino de Deus, toda a ressurreição e toda cura conduz ao serviço dos irmãos que realiza o Reino. A sogra de Pedro se levantou e se pôs a serví-los. Este serviço é o sinal de que o Reino de Deus está presente. 
Conhecemos o sofrimento do mundo e nem é necessário repetí-lo. Interessante é como os cristãos passam por cima das maiores dores do mundo, da miséria, da discriminação, da corrupção que faz sofrer os outros, sem a mínima preocupação de se encontrar uma solução. Um mundo caindo aos pedaços e os cristãos caindo de moles. Evangelho foi anunciado para enxugar as lágrimas. Um Evangelho teórico, como querem alguns, é negar o próprio Evangelho. O caminho para o céu passa através das estradas sofridas do mundo. O esforço de curar o mundo não é somente uma preparação para o Reino, mas é já o Reino atuante. É a força de Jesus Redentor que cura todos os males. Isso é já o Reino. Os homens que se transformaram em símbolos para o mundo não foram os que falaram, escreveram muito, mas os que fizeram. Paulo diz “Pregar o Evangelho é uma necessidade para mim...Ai de mim se eu não evangelizar”(1 Cor 9,16) 
Posso dizer que sigo o Evangelho quando o coloco em prática no concreto da vida. Aí posso anunciar e curar, como Jesus fazia. E a força de levar o evangelho às circunstâncias concretas nós a tiramos do encontro com Deus que fazemos através dos necessitados. Não dispensa o encontro silencioso, mas tem que ir ao povo, senão não vai a Deus. Ser como Jesus: curava, rezava e anunciava. Assim é seu seguidor. 
(Leituras:Jó7,1-4.6-7;I Cor 9,16-19.22-23; 
Marcos 1,29-39) 
5º Domingo do Tempo Comum (09.02) 
EM 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário