PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR |
Mundo
de opostos
Jesus continua ensinando os discípulos. Lucas, o evangelista dos
pobres, apresenta claramente a situação da comunidade na qual vivia: pessoas
muito pobres e ricos em
exagero. Escreve : “Havia um homem rico que se vestia com
roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias” (Lc 16,19).
É um ambiente de classe alta em meio a um mundo de pobres. Esse ambiente é o
mesmo descrito pelo profeta Amós, que acrescenta a despreocupação que têm com a
“ruína do povo”, no caso a destruição da nação: “Os que dormem em camas de
marfim... comendo cordeiros do rebanho... os que cantam ao som das arpas...
bebem vinho em taças e se perfumam com finos ungüentos” (Am 6,4-6). O profeta
faz ameaças graves: serão levados para o exílio, na primeira fila, e o bando
dos gozadores da vida será desfeito (7). Jesus completa a ameaça com um castigo
maior: “O rico, na região dos mortos, no meio dos tormentos, levantou os olhos
e viu de longe a Abraão com Lázaro a seu lado”. O fim não é bom. Lucas mostra também
os empobrecidos: “Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão à
porta do rico. Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico.
E, além disso, os cachorros vinham lamber suas feridas” (Lc 16,20-21). Aqueles
ricos vivem sem temer a Deus. Temer a Deus não é ter medo de um inferno, mas
saber acolher a Deus em sua santidade e preocupar-se com o povo sofredor. O profeta
e Jesus mostram quanto é fútil e inútil esse tipo de vida. Não que os bens
sejam um mal, mas que o mal está em não saber viver os bens. O pobre está
ferido no corpo e em sua dignidade.
Contrastes
da fé
O pobre é desconhecido pelas pessoas, mas reconhecido por Deus, pois o
próprio nome Lázaro significa Deus ajuda.
Deus fez opção pelo pobre, tanto que ele é levado para o Céu, e o rico para
o inferno. Seio de Abraão significa o Céu, a intimidade com Deus. O modo de
falar absoluto, um para o Céu e outro para o Inferno, é um modo hebraico de se
dizer pelos extremos. Mas permanece o contraste da vida: Deus não quer a pobreza,
como não quer que se viva na abundância, esquecendo-se dos empobrecidos,
sobretudo quando são eles vítimas de uma política econômica de exclusão. Não
podemos esquecer que não somos donos do mundo, somos administradores dos bens
de Deus para o bem de todos. O profeta descreve como viviam os ricos na
Samaria, não se preocupando com a situação do país, das pessoas. Jesus não fala
de modo geral, mas particular. A vida após a morte levará a conseqüência de
nosso presente. Aqui se planta, lá se colhe. Jesus anota que há algo de
definitivo. O rico insiste em ter uma gota d’água para molhar a garganta.
Impossível, pois não há comunicação de vida entre a situação de condenação e
salvação. Há algo de definitivo em nossas opões de vida.
Um
caminho seguro
O rico da parábola insiste que Abraão avise sua
família sobre sua situação de condenação. E que evitem ir para lá. Abraão lhe
diz que, mesmo que um morto apareça, não haverá conversão. A conversão se faz pela
escuta da Palavra de Deus (Lc 16,23-31). Paulo insiste com Timóteo que combata
o bom combate da fé, conquiste a vida eterna... pela qual fez a nobre profissão
de fé diante de muitas testemunhas (1Tm 6,12). A riqueza que produz fruto é a
dá fé que dará sentido e valor a qualquer outro poder, riqueza e abundância. A
fraternidade é o caminho seguro para não chegarmos ao que chegou o rico.
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