sábado, 31 de outubro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “Para vós, nascerá o sol da justiça”PADRE

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Calma na tempestade
Os escritores sagrados usam diversos gêneros literários para nos apresentar a revelação de Deus e sua ação na história. Entre esses está o gênero apocalíptico, que significa, um modo cifrado de apresentar a verdade. Para nós parece incompreensível, mas para os conterrâneos, era uma linguagem comum. Lucas ensina sobre os acontecimentos do fim, que na realidade são o modo de viver o presente. Alguns discípulos comentavam sobre a beleza do templo (Lc 21,5). E Jesus comenta que não ficará pedra sobre pedra e tudo será destruído. Refere-se à destruição de Jerusalém. E surge a pergunta que também fazemos? “Mestre, quando, e qual o sinal de que essas coisas estão para acontecer” (7). Jesus não responde, mas dá a indicação sobre o como os discípulos devem viver sempre: “Cuidado para não serdes enganados, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ Ou ‘o tempo está próximo!’ Não sigais essa gente”. Há uma sede conhecer os tempos futuros. Lembremo-nos dos visionários do final do segundo milênio. Havia um anexim sobre o fim do mundo que dizia: “De mil passará, a dois mil não chegará!” Chegou, passou e nada mudou. E quantos não estão aí em busca de profecias, usando inclusive o nome de Jesus e Nossa Senhora. Jesus já explicou no Evangelho de que só o Pai sabe quando (Mt 24,36). Alguns se dão o direito de saber mais que Jesus. Não nos interessa o dia. Interressa viver bem. Além do mais, Jesus fala da convulsão da humanidade, dos elementos físicos, das desgraças do mundo e coisas pavorosas. Tudo isso tem acontecido desde sempre que conhecemos o mundo. Vemos então que Jesus não faz descrição do fato, mas abre-nos à reflexão sobre nossa vida no mundo. Não são ameaças para nós, mas palavras de incentivo: “É o permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” Não há situação em que seja impossível ser cristão, crendo em Jesus. Ele disse: “Não os sigais!”. E os preferimos esses que inventam tantas coisas.
Vivendo nos tempos maus
            Jesus anuncia a situação dos discípulos no mundo: “Antes que estas coisas aconteçam, serei presos e perseguidos; ... levados diante de reis por causa de meu nome’” (12). “Sereis entregues até mesmo pelos próprios, parentes e amigos. Eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome” isto é, de mim (16-17). A vida do cristão não difere da vida de Jesus: como Ele foi rejeitado, serão os cristãos rejeitados, por crerem e viverem em Jesus. Sua proposta é permanecer firme na fé, pois “não perderão um só fio de cabelo de sua cabeça. É permanecendo firmes que irão ganhar a vida” (18-19). Para o cristão não existe o problema de um futuro. Existe a espera da libertação, como escreve Malaquias: “Para vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo a salvação em suas asas” (3,20).
Trabalho, força no Reino

Diante desses cataclismos tão pavorosos da natureza, das nações e da perseguição, Paulo aconselha aos cristãos, pois ele mesmo dá o exemplo, a trabalhar. O trabalho é uma das dinâmicas do Reino. E acrescenta: quem não quiser trabalhar, também não deve comer (2Ts 3,10). Diz isso porque havia gente que, esperando a vida imediata de Jesus, não queria trabalhar. “Exortamos, a que trabalhando, comam, na tranqüilidade o próprio pão” (12). A espera de Cristo, deve ser “na fé que opera pelo amor” (Gl 5,6). Reunidos em cada Eucaristia, recebemos a força para permanecer firmes na fé e no amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário