domingo, 25 de outubro de 2015

OS TRÊS AMIGOS

PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa-Venerável Padre Pelágio CSsR
Um homem está para morrer. Sente-se sozinho, sem alguém que o acompanhe nessa última viagem para encontrar-se com o divino Juiz. Como se defender? Como se justificar? Lembrou-se que tinha ainda três amigos Mandou chamar o primeiro. Explicou-lhes seu problema: 
- Minha hora se aproxima. Estou com medo de comparecer sozinho diante de Deus, sem ninguém para me defender. Você pode ir comigo? 
- Posso, respondeu, mas somente até a porta. Posso pagar a despesa dos funerais e nada mais posso fazer. 
Esse amigo era o dinheiro. O agonizante disse tristemente:
-Agradeço a sua boa vontade, mas não me serve. 
O enfermo mandou chamar o segundo amigo. Com voz embargada pela emoção, expôs o seu problema: o medo, a incerteza, a insegurança quando estivesse diante de Deus: 
- Você pode me acompanhar até lá? 
- Posso, respondeu, mas só até o cemitério. Lá eu me despedirei de você para sempre, prometendo orar pelo seu descanso eterno. 
- Sim, mas quero que fique comigo ao meu lado no julgamento! 
O segundo amigo também não podia. Quem era? Seus parentes.Restava ainda o terceiro amigo, que veio imediatamente ao primeiro chamado. Explicou-lhe o pedido com voz trêmula e vacilante e concluiu quase sem poder falar.
- Amigo, só tenho você para me acompanhar. Pode ir comigo?... 
- Eu posso... Vou junto com você..Nunca o abandonarei. 
Que era esse amigo fiel? As boas obras praticadas na terra. 
Lição: Comecemos hoje a aprontar a bagagem das boas obras. "Suas obras o acompanharão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário