quarta-feira, 21 de outubro de 2015

REFLETINDO A PALAVRA - “É necessário rezar sempre”

PADRE LUIZ CARLOS
DE OLIVEIRA CSsR
Não parar de rezar
            Jesus ensina aos discípulos que “se deve rezar sempre e nunca desistir de rezar”. Ele toma esse ensinamento de sua própria vida. A oração lhe brotava dos lábios como uma fonte. Para explicar esse ensinamento, Jesus conta a parábola da viúva que ia continuamente ao juiz pedindo justiça. Consegue mais pela insistência do que pelo argumento. Com essa parábola Jesus assegura que Deus vai ouvir sempre, muito mais do que um juiz que se sente importunado, pois Ele está falando com seus filhos. Moisés é dado pela liturgia como o exemplo de uma oração constante para conseguir a atenção de Deus. A oração é o meio de se continuar em aliança de diálogo com Deus. Ele quer ouvir os filhos e atendê-los em suas necessidades. Rezar é insistir na oração. Rezar não é fazer belos discursos a Deus. Beato Charles de Foucauld dizia que rezar não é dizer muitas coisas a Deus, mas dizer muitas vezes a mesma coisa. A viúva é o exemplo. Não mede tempo para ser atendida. Nós colocamos prazos a Deus e prometemos pagar. Mas com Deus não é assim. Ser atendido é poder rezar sempre. A Deus compete a hora de atender, o que vai acontecer logo, porque quer fazer justiça a seus queridos que sofrem. Perder o hábito da oração é um desastre difícil de ser reparado. A falta da oração tem enfraquecido o coração humano, deixando-o à deriva nas muitas dificuldades da vida. Nas grandes crises é preciso um intercessor, mesmo tendo que ser criativo no modo de pedir. Não podemos reduzir a oração a um modo somente tradicional. Temos que ser criativos. Moisés e Aarão o foram. O gesto de segurar as mãos significa que devemos acompanhar com nosso apoio espiritual as necessidades da oração dos outros. É a caridade na oração. A oração exige que entremos nela de corpo e alma. Por isso é preciso deixar que o corpo acompanhe nossa oração. O importante é implorar como sabemos e podemos.
Frutos garantidos
Se a viúva consegue o que precisa de um juiz que não teme nem a Deus nem as pressões humanas, quanto mais Deus ouvirá seus filhos que clamam a Ele dia e noite, Ele fará justiça. A oração incessante é um dom de Deus que garante obter sempre seu efeito. O efeito depende de Deus e não de nosso discurso. Mas Deus sabe do que precisamos, mesmo antes de lho pedirmos. Jesus diz uma palavra complicada: O “Filho do homem, quando vier, será inda que vai encontrar fé sobre a terra?” (Lc 18,8). Se não houver oração, não vai haver fé e nem frutos. Moisés reza longamente e obtém a vitória do exército de seu inimigo. A oração necessita, além da perseverança, encontrar um modo pessoal de fazê-la. Não existe obrigação do modo, mas da intensidade. O fruto da oração depende também da comunidade que reza junto, apóia a oração um do outro. A grande verdade da oração é que não sabemos rezar como convém. O melhor método de oração é rezar.
As Escrituras conduzem à salvação

            A leitura da Escritura tem o poder de comunicar a sabedoria que conduz à salvação com a fé em Jesus Cristo (2Tm 3,15). Timóteo é instado a pregar: “Proclama a Palavra, insiste oportuna ou inoportunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda paciência e doutrina” (4,2). A chave de leitura é Jesus Cristo. A oração abre para nós a capacidade de entender a Escritura. A Escritura abre à oração e a oração conduz à Escritura. Ela deve ser nosso primeiro livro de oração. Assim poderemos estar também preparados para levar aos outros a força da oração. Quem reza se salva, quem não reza se condena (S. Afonso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário