domingo, 11 de outubro de 2015

Homilia do 28º Domingo Comum (11.10.15) “Para Deus não é impossível”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Só uma coisa te falta
Jesus estava sempre caminhando e encontrando as pessoas. O evangelho nos apresenta uma cena muito bonita desses encontros: “Quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo e ajoelhou-se diante Dele e perguntou: ‘Bom Mestre, o que devo fazer para ganhar a vida eterna?”’. O bom homem tinha o desejo de garantir sua vida eterna. Ele reconhece em Jesus a Bondade, o Deus que é bom, por isso pede a garantia de que está no caminho certo. Estabelece-se o diálogo. Jesus lhe apresenta os sete mandamentos que se referem ao próximo. Respondendo, diz que os pratica desde a juventude. Jesus olhou para ele com amor. É uma característica forte de Jesus: manifestar que ama. Por amar apresenta seu caminho de vida: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. Jesus tinha apresentado os mandamentos dos relacionados ao próximo. Como continuação do caminho da vida eterna ensina que há mais três mandamentos, os que se referem a Deus: “amar a Deus, santificar seu nome e prestar-lhe o culto devido”. Mesmo tendo cumprido todos os mandamentos para com o próximo, temos ainda os três outros que são a perfeição do amor. Deus quer tudo de cada um, sem reserva. A vida eterna compreende a prática externa que tem como fonte o relacionamento com Deus. Essa totalidade vai penetrar também nas atitudes relativas aos bens materiais. Eles são bons, mas são a tentação para “mudar de deus”. É a grande tentação que acompanha nossa vida. Por aí se entende a frase de Jesus: “Vai vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e, segue-me”. Seguir Jesus significa aceitar a cruz e o modo de vida vivido por Jesus. Os apóstolos tomaram essa decisão: “Pedro, então começou a dizer-Lhe: ‘Nós deixamos tudo e Te seguimos”’ (Mc 10, 28).
Receberá cem vezes mais
Respondendo a Pedro Jesus diz: “Quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campo por causa de mim e do evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante a vida em casa, irmãos, mães filhos e campos - com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna” (Mc 10,29-30). Deixar tudo por Jesus, não é uma perda, mas um ganho cem vezes maior. O que o bom homem não entendeu foi que Jesus não tira o que temos, multiplica. Pode mudar o modo, mas será sempre mais. A perseguição é o resultado da união a sua pessoa. Ela também é multiplicadora. A liberdade de seguir importa passar pelo que Jesus passou. Os mártires são a prova desta riqueza. O rico tem dificuldade de entrar no Reino de Deus porque não vê a riqueza maior. Os bens podem ser empecilho, pois desviam do fundamental. Por isso rezamos: “Saciai-nos com vosso amor” (Sl 89)   .
Dai-me a sabedoria
Deixar não se mede pela quantidade, na totalidade da entrega. Isso compreenderemos se tivermos Sabedoria. Só o Espírito é capaz de nos fazer compreender a riqueza em ter tudo, mesmo não tendo nada. Essa é a sabedoria que vale mais que tudo. Ela é a verdadeira fonte dos bens: “Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos” (Sb 7,12). Essa sabedoria, no ensinamento da carta aos Hebreus, é “a Palavra de Deus que é viva e eficaz” (Hb 4,12). A Palavra de Deus é a Sabedoria de Deus que nos é comunicada e nos ensina a fazer o bem no seguimento de Jesus. Por isso rezamos: “que estejamos sempre “atentos ao bem que devemos fazer” (Oração). Ela abre todos os caminhos. Assim será fácil fazer passar o camelo no fundo da agulha.
Leituras:Sabedoria 7,7-11; Salmo 89; Hebreus 4,12-13;Marcos 10, 17-30 
1.    No caminho de Jesus aparece um homem que pede orientação para chegar à vida eterna. Jesus o instrui sobre a obrigação dos mandamentos. Para quem cumpre bem os mandamentos para com o próximo, deve cuidar também dos mandamentos para com Deus para seguir Jesus com totalidade. A riqueza sem Deus se torna um perigo. Vender tudo é entregar-se com totalidade ao Reino. 
2.    Respondendo a Pedro que dissera que abandonara tudo, Jesus apresenta que esta é a verdadeira riqueza. Haverá perseguições como aconteceu com Jesus. Os bens são um empecilho para entrar no Reino porque podem desviar do fundamental. 
3.    Deixar não se trata de quantidade, mas de totalidade. Somente a Sabedoria que conhecemos pela Palavra de Deus pode nos ensinar a viver o seguimento. 
            Vantagem de quem perde 
Um moço perguntou a Jesus o que devia fazer para ganhar a vida eterna. Respondeu: praticar os mandamentos! Jesus então aprofunda o assunto. Diz o Evangelho: “Jesus olhou para ele com amor, e disse: ‘vai vende o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me’”. O moço saiu triste porque era muito rico. Jesus comenta com dor: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus”. Não por ser rico, mas por não ter inteligência espiritual.
Jesus gostou do moço. Mas é preciso ir mais longe. A riqueza não impede a pessoa de ganhar a vida eterna. Mas... para participar da missão de Jesus na implantação do Reino e assumir a vida do Reino é preciso deixar tudo. Perder é ganhar. Na verdade não se tem a sensação de perda, mas do ganho que é muito maior. Aí o camelo passa no fundo de qualquer agulha. 

Esta é a sabedoria pela qual vale dar tudo. Somente a Palavra de Deus pode orientar nessa escolha, pois ela é como uma espada de dois gumes que penetra até fundo em nosso coração e nos liberta de toda amarra inútil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário