Nasceu perto de Rovigo, em 309. Desde a sua juventude, comprometeu-se com a evangelização, que o levou a Cesareia, na Palestina, para ajudar as populações que sofriam de escassez e perseguições. Identificado, foi martirizado naquela cidade, junto com Santo Eubulo, durante o império de Diocleciano.
Nascido perto de Rovigo, desde cedo empenhou-se na evangelização que o levou a Cesaréia, na Palestina, para sustentar as populações locais exaustas pela fome e perseguição. Identificado, ele foi martirizado na mesma cidade junto com Santo Eubulo durante o império de Diocleciano.
Etimologia: Adriano = nativo de Adria - Rovigo
Emblema: Palma de Maiorca
Martirológio Romano: Em Cesaréia, na Palestina, Santo Adriano, mártir, que, durante a perseguição do imperador Diocleciano, no dia em que os habitantes costumavam celebrar a festa da Fortuna, por ordem do governador Firmiliano, foi por sua fé em Cristo primeiro jogado a um leão e depois abatido com a espada.
Ele sofreu o martírio com Eubulo em 5 ou 7 de março de 309, "o sexto ano de perseguição", de acordo com o testemunho de Eusébio. Tendo ambos vindo a Cesaréia, na Palestina, para ajudar os mártires daquela cidade, os dois santos foram descobertos e, por confessarem sua fé, foram condenados a feras. Adriano, depois de ser jogado a um leão, terminou com a espada. No grego synaxarii em 7 ou 8 de maio é celebrada a festa de ss. mm. Eubulo e Juliano, mas é claro, como Delehaye observou intensamente, que sob este nome do meio esconde uma corrupção do nome de Adriano. Algo semelhante aconteceu no Martirológio Hieronímio, onde entre os santos lembrados em 5 de março são mencionados Adriano e Euvolos, cujos nomes aparecem corrompidos no quadro. de acordo com a pronúncia bizantina.
Autor: Thomas Spidlik
Fonte:
Bibliotheca Sanctorum
Nenhum comentário:
Postar um comentário