segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Vieram Magos do Oriente”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
No seu jardim
existem flores que ainda não desabrocharam! No meu também existem flores por abrir. Estas palavras podem muito bem explicar o sentido desta festa bonita do Reis Magos, como também a sua importância para o momento em que vivemos. S. Mateus quando conta esta história, não está querendo somente ver a estrelinha saltando diante dos olhos dos Magos, camelinhos atravessando o deserto e o brilho dos presentes. 
Os muitos povos espalhados pela terra, como que representados por estes Magos, voltam a reunir-se em torno de Jesus. Ele é o Senhor ao qual se dirigem todos os homens, seguindo uma luz nova que indica o caminho e dá grande alegria. A manifestação aos Magos significa a manifestação a todos os povos. Todos os povos buscam a Deus. Em Belém Deus responde a este anseio de cada coração e de todos os corações. Reduzir o nascimento de Jesus a um povo, ou a uma comunidade religiosa, é um empobrecimento do grande amor de Deus.
Certamente acreditamos que Deus veio para todos. Deus ama a todos e a cada um. Não somente ama, mas age no coração e na vida de cada um de modo misterioso. A manifestação de Deus ao mundo significa também que está presente nestas pessoas que estão distantes de nossa forma religiosa. Deus está presente e age nelas e através delas de modo misterioso e maravilhoso, e mesmo grandioso. A Igreja tem uma bela missão de anunciar a presença do Reino de Deus no mundo. O primeiro passo que o pregador do Reino tem que dar é mostrar que o Reino já atua em cada pessoa, em cada cultura e mesmo em cada religião. A missão é chegar reverente e adorar o Deus presente e alegrar-se com aquelas belezas que realiza em cada um. Jesus dizia: “O Reino de Deus está no meio de vós” (Lc 17,21). 
O segundo passo é mostrar aquilo Deus oferece de novo: anunciar a Jesus e seu Evangelho. Desde modo, os elementos do evangelho que são desconhecidos, facilmente serão aceitos justamente porque já estão próximos destas religiões e culturas. Se imponho, posso facilmente destruir o que há de bom. 
Um terceiro passo é não condenar o que há de mau ou supersticioso, e com isso condenar a pessoa. Tenho ouvido muito de certas pessoas que pertencem a grupos de oração que você, estando em contato com pessoas de outras religiões, ou estando em templos destas religiões, você recebe “energias negativas” ou até demoníacas. A pessoa, mesmo que “trabalhe” com certos cultos, estando comigo não me passa nenhum demônio, nenhum encosto. “Você fica carregado”. Por que não dizer o contrário: estive com você e deixei as energias de Jesus. Ficou carregado de bem. Será que Jesus é inferior a certas coisas más? Ou você ainda é tão fraco na fé e na união com Jesus que qualquer sombra te deixe no escuro? É uma questão muito real no dia a dia dos cristãos. Por isso, a festa dos Magos mostra que distante de nós há muita coisa boa também.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM JANEIRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário