sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

REFLETINDO A PALAVRA - “Leva para as águas mais profundas”!

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
52 ANOS CONSAGRADO
45 ANOS SACERDOTE
São Lucas,
no seu Evangelho, traz estas palavras que levarão os discípulos à pesca milagrosa. Jesus pregara ao povo, assentado justamente no barco de Pedro. Depois diz a Pedro que vá para as águas mais profundas e lance as redes para a pesca. Pedro, bom conhecedor daquele lago, diz a Jesus que haviam trabalhado a noite toda e não haviam pegado nada. Mas porque Ele estava mandando, lançaria as redes. Pegaram tamanha quantidade de peixe que as redes se rompiam. Ficaram assombrados. Jesus lhe diz: “não tenhas medo! Doravante serás pescador de homens! Então, conduzindo as barcas à terra e deixando tudo, eles o seguiram” (Lc 5,1-11). 
O Papa João Paulo II toma estas palavras para dar um impulso à Igreja no início deste novo milênio. Usa as palavras em latim: “duc in altum”- conduz o barco para as águas profundas”. O Papa quer uma renovada coragem de enfrentar os maiores obstáculos para ter maiores resultados. Pedro passara por ali, e não pegara nada. Agora, sob a palavra de Jesus, pega uma grande quantidade de peixes. A Igreja, animada com estas palavras está assumindo-as nas suas diversas atividades, de modo particular na área das vocações. Estimula assim os padres, religiosos e religiosas a viverem mais profundamente sua vocação. Mas o Papa escreve a todos. O que querem dizer estas palavras para nós? Imagino você mãe de família trabalhadora, ou mesmo mais “prendas domésticas”, ou você no seu escritório, ou no seu trabalho mais pesado, ou o estudo e mesmo um aposentado sereno. É a você, ao senhor e à senhora que o Papa dirige estas palavras. Você vive na Igreja. O Papa convida a ir para águas mais profundas. Ele convida a renovar e aprofundar sua vida no mundo em que vive. 
A questão básica é nossa aposentadoria espiritual. Você tem uma vida cristã boa, coerente e consistente. Mas já colocou o pijama. Nenhuma inventiva espiritual cabe na sua vida, na minha vida. Mesmo em jovens podemos encontrar esta atitude. Você faz muita coisa boa e é muito bom. O Papa chama a ser melhor e mais arrojado. Primeiramente você vai procurar um aprofundamento no seu relacionamento com Jesus Cristo no seu interior. Cristo é alguém que você ama e com quem você dialoga em oração. Somente bem renovados nEle que teremos coragem de ir mais longe. O passo seguinte é passar esta sua interioridade ao mundo onde vive e trabalha, sobretudo à família. Você será o mesmo, mas com mais densidade interior, de modo que sua atitude refletirá sua grandeza de coração cheio da presença de Cristo. Sua presença ilumina o ambiente onde você age de modo renovado. Depois que dá este passo, aí não falta nada para lançar as redes para uma nova maneira de pescar: conquistar – pescar para Deus. Você tem toda esta energia. Não tenha medo de usá-la, pois ao ser usada, ela aumenta. Para o cristão não há aposentadoria espiritual. Por isso pode dar o pijaminha listrado para algum pobre, pois para você não serve mais.
ARTIGO REDIGIDO E PUBLICADO
EM FEVEREIRO DE 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário