sexta-feira, 9 de junho de 2017

REFLETINDO A PALAVRA - “Novas constelações”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
REDENTORISTA
1029. O que dá o peso
            O telescópio espacial Hubble tem trazido maravilhas do universo estelar. São constelações que encantam pela beleza. Olhando as pessoas, vemos as que nos encantam seja pelo que fazem, seja pelo que são. No mundo atual, onde há diversidade de pensamento, sabemos que há grandes valores em todas as pessoas. Saindo de estereótipos que querem engessar tudo e todos, podemos visualizar um jeito novo de se viver a santidade. Ela não está restrita somente a um tipo de Igreja, mas está aberta a todo aquele que faz, o bem, vive o amor e pratica a justiça. Não muda a doutrina, mas abre a maior compreensão. A santidade das pessoas era aceita só de acordo com determinado figurino. O figurino mostrava o que era a característica do santo. Muda o figurino, mas não a pessoa. Uma característica necessária é a busca do bem. O Bem é Deus. Quem se interessa pelo bem, está buscando Deus. Essa busca de Deus, como diz Paulo, acontece porque somos alcançados por Deus (Fl 3,12). Deus nos encontra e começa o processo de transformação de nossa realidade na participação de sua Divindade. A busca do bem só acontece quando vivemos o amor. Deus é amor (1Jo 4,16). Quem ama vive em Deus e Deus nele. Não há amor, que não seja divino. Se for amor é divino. Se não é divino, não é amor. O amor é um extremado sair de si, como aconteceu em Jesus, que deixou a aparência da Divindade e assumiu a condição humana, sem deixar de ser Deus (Fl 2,6). Todas as pessoas que fazem o bem pelo mundo esquecem-se de si e vivem para os outros. São elas, as pessoas que se dedicam ao próximo, sem egoísmo, sem ganância, sem exploração, sem maldade. Isso acontece no mais humilde serviço até o mais alto grau de participação na sociedade. O que dá valor e peso à pessoa é sua capacidade de deixar Deus agir nela e através dela fazer o bem aos outros. Isso faz a diferença, pois, a maior arma de destruição de todos os tempos e que se renova com as novas tecnologias é o egoísmo. Este é o contrário de tudo o que seja santidade, mundo novo e tudo o que de bom Deus nos deu ou fizemos.
1030.Transformação
             O crescimento espiritual de uma pessoa é um mistério profundo da ação do Espírito Santo. A grande descoberta espiritual que estamos fazendo em nosso tempo, o que houve em certas épocas é o aspecto transformante da vida em Deus, a vida espiritual. Esta não é simplesmente um acúmulo de atos espirituais, princípios, atitudes, mas a transformação de nosso ser, participando mais da vida de Deus. As orações, meditações, atividades espirituais e caritativas são resultado da vida íntima com Deus. Todos têm essa vida. O que é necessário é a consciência do que somos e temos para produzir os frutos. A meta é ser como Paulo: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim. A minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus” (Gl 2,20).
            1031. Sal é bom

            Neste universo maravilhoso há sempre estrelas novas brilhando no firmamento de Deus. Não podemos esquecer que o maior serviço a prestar à humanidade é manifestar a presença de Deus com nossa vida. Certamente que há muitos que pensam viver sem Deus e não precisam Dele. Não queremos pessoas que tenham uma fachada religiosa, mas que tenham união com Deus através de sua opção e suas atitudes. Essa transformação interior será de grande valia para a humanidade e será sua transformação. Em nosso céu há estrelas que ainda não mostraram seu brilho. Há flores em nossos jardins que não desabrocharam. Precisamos é abrir-nos para que Deus seja tudo em todos (1Cor 1,15,28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário