S. Geraldo, português do século XII, era de um zelo extraordinário. Foi monge beneditino. Atraiu muitas vocações. Como arcebispo, notabilizou-se pelo dinamismo pastoral. Seu território era muito extenso, mas seu ardente zelo era maior. Visitou mais de uma vez, não somente a arquidiocese, mas também as dioceses sufragâneas. Não hesitava em atender às necessidades do seu rebanho, mesmo em lugares distantes e sem recursos, levando os sacramentos. Esmerou-se na formação do clero e na instrução do povo, trabalhou incansavelmente na reforma dos costumes, no cultivo da ciência e na preservação da Fé. Cultivou também a música sacra.
5 de dezembro – São Sabas nasceu na Palestina no século VI (+ Palestina, 532). Pela sua virtude eminente, foi chamado "a pérola do Oriente". Fundou, perto de Jerusalém, o mosteiro em que, dois séculos depois, viveria São João Damasceno. Havia monges e eremitas demais na Palestina, o que favorecia a ociosidade. Sabas pôs remédio a esses abusos.
A esse respeito conta-se um episósio humorístico. Sabas notou certo dia uma senhora na janela, espiando ociosamente o que o santo estava fazendo, e perguntou curiosamente se faltava alguma coisa. Ele respondeu, sorrindo com certa ironia:
- Sim, boa senhora. Estão faltando alguns tijolos para fechar a sua e a minha janela.
- Atália (séc. VIII) – Levou vida de monja. Suavizou a Regra Beneditina, adaptando-a para as mulheres.
- Felipe Rinaldi; Crispina; Dalmácio; Nicésio; Mauro
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Vice-Postulador da Causa do Venerável Padre Pelágio
Recomende este portal aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário