sexta-feira, 13 de outubro de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Ele está no meio de nós”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Deus ressuscitou Jesus
 
Depois da descida do Espírito Santo, os apóstolos anunciavam com o vigor de Jesus ressuscitou. Eles tiveram a experiência de estar com Ele. E afirmavam: “E nós somos testemunhas” (At 2.32). Com a vinda do Espírito, foram batizados nesta Ressurreição, mergulhados na vida de Cristo. Por isso tinham vigor para anunciar. Anunciavam na Pessoa de Jesus. Neste texto dos Atos dos Apóstolos 2,14-33, temos uma síntese da catequese que os apóstolos faziam. Por que tantos acreditavam? A força da presença de Jesus no meio deles dava-lhes esta ousadia e, pelo Espírito Santo, Deus abria os corações à conversão. Eles não eram mais os assustados discípulos de um fracassado, mas os anunciadores do Filho do Deus exaltado a Sua direita (33). O Espírito que recebeu do Pai, Ele derramou sobre eles (33). Este Espírito é dado a cada um para a vida em Cristo e o testemunho de sua Ressurreição. “Ele dá a vida a quem quer” (Jo 5,21). A narrativa dos discípulos de Emaús é como que a trajetória de todo discípulo. Os dois discípulos, Cléofas e um que não tem nome, tinham os olhos como que fechados e não reconheceram Jesus. Trata-se do conhecimento pela visão física natural e a visão da fé que é dada por Jesus em seu Espírito e o acolhimento do discípulo. Eles partem do acontecimento da morte de Jesus, refletem a Escritura a partir de Jesus e não mais como um fiel judeu, eles partem o pão, como Jesus fizera. Assim podem ter a segurança e a certeza de que Ele está vivo e está presente no meio dos seus. 
Não vos deixarei órfãos 
A narrativa de Emaús inicia-se com um toque de desolada decepção. Eles conversam sobre o que acontecera. É indicado um caminho: Ler o Antigo Testamento a partir de Jesus. Quando se sentam à mesa Jesus parte o pão. Não faz um gesto de comer. Mostra-nos que Jesus está presente quando partimos o Pão na Eucaristia. Ela nos leva ao conhecimento do Ressuscitado. Levantaram-se depressa para ir a Jerusalém. João usa este mesmo verbo para a Ressurreição de Jesus. A fé em Jesus dá-nos o Espírito que é o fogo que arde em nosso coração. A fé nos anima a perceber a presença de Jesus ressuscitado em nosso meio. Se Deus não nos abandona, e participa de nossa vida, é um convite a fazer como faz, sem discriminação, levando uma vida no respeito a Deus (1Pd 1.17). 
Confiança que dá Vida 
A liturgia de hoje dá-nos a confiança, assim como rezamos no salmo que nos introduz na oração de Jesus em seus momentos difíceis: “Guardai-me, ó Deus, pois em vós está meu refúgio. Tenho sempre o Senhor a meu lado. Até meu corpo no repouso está tranqüilo, pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção” (Sl 15). Jesus não foi abandonado na mansão dos mortos. Desce à sepultura com a confiança que o salmo lhe mostrou durante toda sua vida. Jesus chamou os discípulos de lentos de coração. Que palavra diria a nós hoje, em nossa dificuldade de crer Nele com vigor e fazer disso a confiança em nossa vida? Esta súplica deve encher nosso coração: “Fica conosco Senhor, pois já se faz tarde e o dia declina”. Depois de abertos seus olhos, eles podem caminhar à noite para anunciar aos apóstolos o que acontecera pelo caminho. Lembrem-nos que, na maior noite, a luz da fé nos ilumina. A lua de Páscoa faz clara a noite, como a Ressurreição ilumina as trevas do mundo. Cada Eucaristia é Ressurreição.
Leituras: Atos 2,14.22-33;Salmo 15; 
1 Pedro 1,17-21; Lucas 24,13-35. 
1. Os apóstolos anunciavam com vigor que Jesus ressuscitou. Estiveram com Ele depois da Ressurreição na qual foram batizados pelo Espírito. Unidos a Jesus anunciavam com vigor. A presença de Jesus dava-lhes coragem e, pelo Espírito, abria os corações. A narrativa dos discípulos de Emaús é o caminho de todo o discípulo: Abrir os olhos para ver pela fé, encontrada na Escritura e no partir do pão. Podemos acreditar que Jesus está no meio de nós. 
2. Os discípulos de Emaús estão desolados. Jesus entra em suas vidas pela Palavra e pelo Pão partido. A Eucaristia nos leva ao conhecimento de Jesus. O Espírito faz arder seus corações. A mesma fé permite perceber a presença do Ressuscitado no seio da comunidade. O Deus que não discrimina , convida ao mesmo caminho. 
3. O salmo de hoje nos estimula à confiança. Deus não abandona. Jesus é a testemunha da confiança. Em nossa dificuldade de crer, podemos dizer: Fica conosco, Senhor, pois se faz tarde e o dia declina. A luz da fé ilumina na noite.
Vich! Pegou fogo! 
Fico imaginando o que significou para os discípulos. Era gente humilde, frágil e assustada, depois da morte de Jesus. Eles estavam perdidinhos. De repente, Jesus estava ali na frente, em carne osso, vivo. Não correram porque as pernas não deram conta. Sentiam uma alegria que não dá para explicar. Ai a festa pegou fogo. Foi o que aconteceu com aqueles dois, a quem chamamos discípulos de Emaús. Estavam desiludidos. Jesus se junta a eles e não percebem. Por quê? Para ver Jesus vivo é preciso também a fé. Estes dois discípulos refletem bem a situação da comunidade que, não viu Jesus “ao vivo”. Estavam desanimados. Aí descobrem: Ele está presente quando estamos juntos, buscamos sua presença nos sinais dos tempos, quando ouvimos a Palavra de Deus e quando celebramos a Eucaristia. Depois disso podemos caminhar na noite do mundo para anunciar que Ele está vivo. Quando vamos saber que é Ele mesmo que está presente? Não dá para duvidar: Acende-se fogo em nosso coração, como eles dizem: nosso coração ardia quando nos explicava as Escrituras” (Lc 24,32). 
Homilia do 3º Domingo da Páscoa (08.05.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário