Foi dominicana em Fulda e taumaturga.
Tinha 25 anos quando morreu.
Foi beatificada seis anos após a sua morte
e canonizada em 1943, pelo Papa Pio XII.
(*)Buda (Hungria), 1242 - Ilha Margarida (Budapeste),
(+)18 de janeiro de 1270
Ela nasceu em 1242, filho de Bela IV, rei da Hungria e rainha Maria de origem bizantina, provavelmente no Castelo de Turòc. Em 1252, ela foi levada para o mosteiro dominicano de Santa Maria na Ilha Hare no Danúbio perto de Buda, fundado por seu pai. Aqui ele fez sua profissão religiosa em 1254 e tomou o véu em 1261. Margarida mandou ler as Sagradas Escrituras e confiou-se à orientação espiritual do seu confessor, o dominicano Marcelo, antigo Provincial da Hungria. Ela foi uma das maiores místicas medievais da Hungria. Graças ao seu ascetismo, ele teve o dom das visões. Ele morreu em 18 de janeiro de 1270 em seu convento na Ilha Hare, perto de Budapeste. Seu túmulo logo se tornou um lugar de peregrinação. O processo canônico para declará-la santa começou em 1271, sob Gregório X. A canonização ocorreu em 1943, com Pio XII. Um total de 672 anos.
Etimologia: Margherita = pérola, do grego e do latim
Martirológio Romano: Perto de Buda, na Hungria, Santa Margarida, virgem: filha do rei Bela IV, prometida em voto a Deus por seus pais para a libertação da pátria dos tártaros e confiada desde cedo às freiras da Ordem dos Pregadores, ainda com doze anos de idade ela se consagrou tão totalmente a Deus na profissão religiosa, que ela ardentemente desejou assimilar-se a Cristo crucificado.
Ela nasceu em 1242, filho de Bela IV, rei da Hungria e rainha Maria de origem bizantina, provavelmente no Castelo de Turòc. Em 1252 foi levada para o mosteiro dominicano de St. Maria na Ilha Hare no Danúbio perto de Buda, fundada por seu pai.
Aqui ele fez sua profissão religiosa em 1254 e tomou o véu em 1261. Rezou continuamente, sempre com as mesmas orações, reservando particular devoção à Paixão de Cristo e à Eucaristia. Ele não tinha uma grande cultura apenas um pouco acima do nível de saber ler e escrever. Margarida mandou ler as Sagradas Escrituras e confiou-se à orientação espiritual do seu confessor, o dominicano Marcelo, antigo Provincial da Hungria.
Ela tinha um imenso amor pela pobreza, que combinado com a sua vida ascética levou-a a elevar-se a um grau de proximidade com Deus para merecer o dom das visões. Ela foi uma das maiores místicas medievais da Hungria. Ele morreu em 18 de janeiro de 1270 em seu convento na Ilha Hare, perto de Budapeste, seu túmulo tornou-se um local de peregrinação, enquanto um dos milagres atribuídos a ele ocorreu, o presente foram mais de três mil.
Um ano após sua morte, seu irmão Estêvão V, rei da Hungria, pediu ao Papa Gregório X uma investigação sobre a santidade de sua irmã, o que aconteceu, mas os textos deste primeiro julgamento não são preservados.
Um segundo julgamento foi convocado pelo Papa Inocêncio V em 1276, mas esses atos também desapareceram, uma cópia permaneceu no convento dominicano na Hungria. Enquanto isso, em sua terra natal, Margarida já era venerada como santa. Em 600 voltou a solicitar Roma para a declaração oficial, mas você tem que chegar a 1729 após um reconhecimento das relíquias que sai com eles a cópia mantida pelas freiras de 1276, a principal fonte para a vida do santo, sendo inrastreável todos os documentos oficiais anteriores.
Entretanto, as relíquias tinham sido transferidas devido à invasão turca, do convento da Ilha da Lebre para o das Clarissas em Pressburg, em 1618.
Embora o reconhecimento oficial seja adiado, o culto por s. Margarida foi estendida à Ordem Dominicana e à Diocese da Transilvânia em 1804. Durante os anos 800, a festa se estendeu a todas as dioceses húngaras, então, a pedido de alguns cardeais e a Ordem Dominicana, recebeu a canonização equivalente pelo Papa Pio XII em 1943.
Sua imagem é muito frequente na iconografia italiana e húngara.
Autor: Antonio Borrelli
O processo canônico para declará-la santa começou em 1271, sob Gregório X. A canonização ocorreu em 1943, com Pio XII. Um total de 672 anos. Ela é filha do rei Béla IV da Hungria. E antes que ele venha ao mundo, a invasão mongol liderada por Batu, neto de Genghis Khan, cai sobre seu país: depois de ter devastado e saqueado os territórios russos, ucranianos e poloneses, ele se espalha na Hungria e, em uma batalha campal, dispersa as tropas comandadas por Béla IV, com húngaros, croatas, alemães e templários franceses. A família real da Hungria refugia-se na Dalmácia.
A rainha está prestes a dar à luz, e já está decidido que, se uma menina nascer, um convento a receberá. É um voto, para a salvação da Hungria. Assim, cerca de três ou quatro anos, aqui ela já é acolhida no convento dominicano de Santa Catarina, em Veszprém; e, entretanto, outra casa de freiras nasceu para ela perto de Buda, numa pequena ilha no Danúbio que mais tarde seria chamada de Ilha Margarida.
Nenhuma vocação, portanto: os pais fizeram tudo. Que então, em 1260, quer casá-la com o rei Ottokar II da Boêmia, com quem a Hungria fez a paz após uma guerra infeliz. Ela, no momento, tem dezoito anos e diz que não. Ottão vai se casar com sua irmã. Então Margarida fez mais: se até agora ela era uma espécie de hóspede ilustre no convento, agora ela se torna dominicana. A vocação chegou agora, como ela diz ao seu confessor, o dominicano Frei Marcello. Depois dela, outras filhas da aristocracia húngara chegam ao convento. Talvez eles também "liguem". Ou talvez impulsionado pela ambição de ir e se sentir bem ao lado da filha do rei, montando uma pequena corte.
Não é assim que Margherita pensa. Claro, também leva em conta os eventos externos. De fato, em 1265, ele trabalhou para pôr fim a uma guerra familiar. Seu irmão Estêvão V (três anos mais velho que ela) se rebelou contra seu pai Bela IV, que também o havia associado ao trono; E até faz guerra contra ele. Margherita neste momento intervém e reconcilia pai e irmão. Mas, como religiosa, não há descontos: lá ela não é mais a filha do rei. Suas conotações como religiosa são encontradas nos depoimentos de uma centena de testemunhas, que em 1276 (seis anos após sua morte) testemunharam diante de dois delegados papais que vieram de Roma para investigar sua reputação de santidade. E aqui encontramos uma mulher que vive a Regra, e acrescenta também a sua, dedicando-se a uma obra contínua de imitação de Jesus no sofrimento físico e na humilhação. Ele tem a história da Paixão lida com muita frequência, e ouve-a de pé. Ela se priva de comida e descanso por causa do desejo de estar perto do Senhor sofredor. Ele até tenta apagar todos os traços de beleza de seu rosto. E do seu convento no Danúbio encontra-se em sintonia com o espírito dos movimentos de disciplinados e penitentes, que se espalharam por toda a Europa.
Após a sua morte, aqui estão os rumores de milagres no seu túmulo, no coro do convento (abandonado e depois destruído no século XVII). O inquérito para a canonização começa, e será muito longo, mas seu nome percorre a Europa.
Autor: Domenico Agasso
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