Todos naturais de Cesareia, na Palestina, defenderam a sua fé com suas vidas. Donino era um jovem médico, que acabou queimado durante a perseguição de Diocleciano. O destino de Teótimo, Filóteo e seus Companheiros concluiu-se com os jogos de circo, onde foram dados como alimento às feras.
São Donnino Martir em Cesareia da Palestina
Martirológio romano: Em Cesareia da Palestina, São Donino, mártir, que, como jovem médico, no início da perseguição do imperador Diocleciano, condenado às minas, foi relegado a Mismiya, onde sofreu atrozes sofrimentos, e, no quinto ano de perseguição, foi queimado na fogueira por ordem do prefeito Urbano por ter preservado firmemente sua fé.
Donnino, mártir em Cesareia da Palestina sob o imperador Maximiano (segundo outro Diocleciano, ed) (século IV) juntamente com Teotimo, Filoteo e Silvano. Ele é nomeado por Eusébio de Cesaréia como um dos mártires mais famosos da região. Segundo esta fonte, Donnino era um jovem cristão de grande ciência, provavelmente médico.
Santos Teótimo, Filoteu, Timóteo e Aussêncio Mártires
Jovens sírios que, como cristãos, eram entregues às feras em jogos de circo, em Cesaréia, na Palestina.
Martirológio Romano: No mesmo local, comemoração dos santos Teótimo, Filóteo e Timóteo, mártires que, quando jovens, se destinavam a jogos de circo para entretenimento do povo, e de Santo Aussêncio, um homem idoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário