quinta-feira, 11 de agosto de 2022

SÃO TIBÚRCIO, MÁRTIR, NA VIA LABICANA

Entre os primeiros mártires cristãos, Tibúrcio foi sepultado no cemitério “ad Duas Lauros”, na Via Labicana, em Roma, como narram os Itinerários do século VII. O Papa São Dâmaso enalteceu as virtudes heroicas deste Santo, cuja parte do seu corpo é venerada no altar-mor da igreja de Santo Apolinário.
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia.html 
São Tibúrcio, filho de Cromácio, prefeito de Roma, foi traído por seu falso irmão Torquato, a quem ele repreendia por cuidar demasiadamente dos cabelos, de comer e beber demais e de preferir a companhia das mulheres a ir às Matinas (Acta S. Sebastiani, cap. 21; PL 17, 1053-1054). Tibúrcio foi condenado pelo juiz a caminhar sobre brasas, antes de ser decapitado em 304. Foi sepultado em Roma, na terceira milha da Via Labicana, no Cemitério "ad Duas Lauros". Seus louvores foram celebrados pelo Papa São Damásio. 
Escreve o Beato Pedro Fabro:
"Na festa de São Tibúrcio e Santa Susana, considerei como São Tibúrcio repreendeu, com tanto fervor de espírito, a Torquato porque seguia desejos carnais, em que se deleitava, e não se gloriava senão da própria sensualidade, querendo agradar aos outros, principalmente as mulheres. Veio-me com isso certo desejo de rogar a São tibúrcio que, com suas orações, me impetrasse a graça perfeita de nunca desejar agradar-me nem gloriar-me a mim mesmo ou agradar aos outros, nem me comprazer senão em Deus somente. É necessário comparecer ante seu rosto, de modo que só agrademos a Ele e aos seus Santos que estão na glória".
(Memorial do Beato Pedro Fabro, de Armandao Cardoso, Edições Loyola, 1995, p. 52)

Nenhum comentário:

Postar um comentário