quinta-feira, 7 de julho de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Santos em carne e osso”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
679. Santo não é careta, faz careta
            Há um provérbio eclesiástico que diz: “Viver com um santo no céu é uma glória, viver com um santo na terra, é outra história”. Significa, por um lado, que a pessoa que leva a sério a vida, é uma acusação a nossas atitudes erradas. Por outro, dá a entender que eles também são humanos e têm defeitos. As pessoas boas têm defeitos, mas têm também o esforço de conversão. São pessoas normais. Vivi com muitas pessoas santas. Pena que não posso colocar os nomes. Não estou falando de santo de altar, mas destes que moram conosco. Você por exemplo pode ser um grande santo. Quanto maior é uma pessoa, menos se dá ar de grandeza, pois sabe o quanto falta para crescer em Deus. Nem sempre a gente percebe que está ao lado de uma grande personalidade. É verdade que os companheiros mais próximos, que conheceram os defeitos da pessoa, têm críticas a fazer. Exigimos muito dos outros e pouco de nós mesmos. Desconhecem que todos somos humanos e pecadores. O santo tem seus pecados. Alguns tiveram defeitos e males piores que os nossos, mas... tiveram um processo de conversão muito forte. Paulo foi perseguidor; Pedro traiu; os apóstolos fugiram na Paixão de Jesus. Nada disso constituiu um empecilho a seu crescimento. S. Agostinho, por exemplo, teve uma vida distante de Deus, sobretudo professando doutrinas muito diferentes. Poderá dizer em sua vida: “Verdade eterna, tão tarde te encontrei”. Depois de sua conversão faz todo esforço e contribui muitíssimo com a Igreja e a humanidade. Lembramos também S. Francisco. Passados tantos séculos, seus testemunhos são ainda luminosos. Ser santo não é ser careta. É ser normal, passando pelas dificuldades que todos passam. Quem é de Deus percebe quem é de Deus.
680. Um caminho para todos
            O santo canonizado tornou-se muito especializado. Parece difícil poder imitá-los.A culpa é das biografias que apresentavam elogios e escondiam os defeitos. Narravam que  alguém era tão santo que, quando pequeno fazia jejum de mamar. Não é por aí que reconhecemos os que são de Deus. S. Afonso ensina que todos podem ser santos, cada um no seu modo e estado de vida. Podem ser santos os casados, solteiros, padres, soldados, comerciantes etc... Até crianças são santas, como os pastorzinhos de Fátima. Há, na Itália uma criança, Lanolina, de 6 anos, que está em processo de beatificação. Temos o Nelsinho, brasileiro que faleceu em 1964, com 9 anos, em Araraquara. Já foi dada a autorização para se abrir o processo. E as pessoas que achamos que são más? Deus vê o coração. Jesus disse que os pecadores e prostitutas nos precederão no Reino de Deus, pois aceitaram.
681. Caminho mais fácil
            Jesus é o modelo de toda a santidade. A grande característica de Jesus é sua capacidade de ser humano. Leonardo Boff escreveu o pensamento dos discípulos sobre Jesus: “Tão humano deste jeito, só pode ser Deus”. Ser santo é muito fácil. Basta querer e se decidir. Neste caminho de espiritualidade, que vimos escrevendo, podemos notar que a espiritualidade é um caminho aberto a todos. Comece a examinar sua vida. Quando você começa a perceber os defeitos que devem ser melhorados, é porque já cresceu muito, senão não iria se preocupar com isso. E vale a pena. Dá uma felicidade muito grande. Não perca! Não se trata de muito rezar, de ser diferente, mas ser o que deve, naquele momento. A graça de Deus sempre nos acompanha. Não depende só de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário