O Bem-aventurado Conrado de Offida, nasceu por volta do ano 1241, na cidade da qual leva o nome. Aos quinze anos entrou na Ordem de São Francisco.
O monte Alverne, consagrado pelos favores espirituais que o piedoso patriarca dos Frades Menores ali tinha recebido, era lugar de estadia para alguns fervorosos sacerdotes, que ali empregavam o seu tempo à oração e à meditação. Alguém pensou que o irmão Conrado estava já bem avançado nas virtudes merecia ser para ali enviado. O pensou em recusar esta dádiva, não se julgando, por humildade, suficientemente digno dela. Foi neste lugar que, sob a acção do Espírito Santo, ele adquirio das coisas divinas um conhecimento que nada deve ao estudo. Disso se servio ele para anunciar, com excelentes resultados, a palavra de Deus.
Conrado visitou, quando ja estava avançado em idade, Frei Leão, o confessor de São Francisco, como nos informa um historiador da Ordem Franciscana, A. Bartolli Langelli:
“Pouco antes da morte de Frei Leão, São Francisco apareceu a Frei Conrado e disse-lhe que fosse visitar Frei Leão, que se encontrava então em Santa Maria da Porciúncila, e de se inteirar, junto dele das palavras et da vida do Patriarca São Francisco. Como assim procederam, [Conrado e seu companheiro João] ambos ouviram da boca de Frei Leão coisas extraordinárias referentes ao bem-aventurado Francisco”.
Conrado morreu a 12 de Dezembro de 1306.
O Papa Pio VI permitiu o culto público e Conrado é celebrado no dia do seu trespasso.
Mais tarde, o Papa Pio VII, beatificou-o a 11 de Setembro de 1795, pouco antes de ser maltratado por Napoleão Bonaparte, que o reteve prisioneiro.
A sua festa é celebrada a 14 de Março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário