sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Nossa Senhora da Piedade, entalhada em 1600,
 foi colocada em uma capela.
No ano de 1632, durante a guerra dos 30 anos,
soldados suecos protestantes
queimaram a capela e
jogaram a imagem no pântano.
 
  Um pastor do vilarejo de Sielenbach (Alemanha) a encontrou parcialmente queimada e deteriorada. Ele a colocou na parte oca de uma pereira. A peregrinação mariana teve início após duas curas milagrosas em 1659 e 1660, ocorridas diante da Pietà colocada no oco da pereira. Muitos ex-votos fornecem informações sobre graças recebidas ali desde então. Ainda hoje uma parte do tronco da pereira pode ser vista no altar-mor.
Igreja e Mosteiro de Maria Birnbaum
     Para dar a esta imagem milagrosa um cenário digno, Philipp Jakob von Kaltenthal, comandante da Ordem Teutônica no vizinho distrito de Blumenthal, ergueu, entre 1661 e 1668, o antigo edifício barroco em torno dapereira, que lembra uma igreja russa, projetado por Constantin Pader. A igreja foi dedicada às Sete Dores de Maria Santíssima. A imagem está localizada no altar-mor.
     A igreja de peregrinação de “Nossa Senhora na pereira" (Maria Birnbaum) é a primeira igreja no norte dos Alpes com cúpula lembrando edifícios bizantinos, mas a influência italiana na construção do santuário e do mosteiro teve um papel importante.
     Inicialmente, a igreja era cuidada pelos pastores de Sielenbach e Klingen. De 1670 até a sua secularização a Ordem Teutônica assumiu o cuidado pastoral.
     No século 18 começou um declínio na peregrinação. A fim de proteger a igreja da demolição, em 1803 os agricultores da região pagaram os custos de manutenção até a comunidade de Sielenbach comprar a igreja. De 1867 a 1984, um ramo dos capuchinhos supervisionou a peregrinação no mosteiro de Maria Birnbaum.
     Após 14 anos sob administração da paróquia, em 1998 a Ordem Teutônica retornou a Maria Birnbaum. O edifício do convento foi restaurado e construiu-se um restaurante para os peregrinos e uma loja do mosteiro para reavivar novamente a peregrinação. Em 2001 o noviciado da província dos irmãos alemães foi transferido para Maria Birnbaum.
Parte do tronco da pereira que abrigou a imagem
Altar mor

Nenhum comentário:

Postar um comentário