terça-feira, 9 de janeiro de 2024

BEATO ANTÔNIO FATATI, BISPO DE ANCONA

Antônio, filho de uma nobre família de Téramo, estudou em Bolonha para se tornar sacerdote. Ao voltar para casa, ocupou vários cargos até ser nomeado bispo de Ancona, em 1463. Foi um pastor prudente, generoso com os pobres e severo consigo mesmo. Foi beatificado em 1765.
† 1484 
Filho de uma família nobre de Teramo, Antonio estudou em Bolonha para se tornar padre. Ao voltar para casa, desempenhou diversas tarefas até ser nomeado bispo de Ancona em 1463. Foi um pastor prudente, generoso com os pobres e rigoroso consigo mesmo. Ele foi beatificado em 1765.
Martirológio Romano: Em Ancona, o beato Antonio Fatati, bispo, que se mostrou prudente e equânime em todas as missões que lhe foram confiadas pelos Romanos Pontífices, austero consigo mesmo e generoso com os pobres. 
O Beato Antonio Fatati nasceu em Ancona no século XIV, numa família nobre. Estudou em Bolonha e, após a ordenação sacerdotal, foi cônego e vigário do capítulo vaticano de São Pedro. Foi então capelão-mor e clérigo da Câmara Apostólica, ecónomo geral da Marcha e governador e vigário geral daquela província. Em 1450 foi eleito bispo de Teramo e, em 1463, de Ancona. Na sua longa e fecunda actividade pastoral, o Beato António destacou-se pela prudência, equanimidade, austeridade e generosidade. Foi um pastor atento às necessidades do seu povo, a quem conduziu com sabedoria e firmeza. Trabalhou pela promoção da caridade e da justiça social e pela defesa da fé católica. Ele também foi um homem de grande cultura e profunda espiritualidade. Dedicou-se à oração e à meditação, sendo exemplo de vida cristã para todos que o conheceram. O Beato Antonio morreu em Ancona em 9 de janeiro de 1484. Foi beatificado em 1795 pelo Papa Pio VI. 
Autor: Franco Diego

Nenhum comentário:

Postar um comentário