Evangelho segundo S. Mateus 5,20-26.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus.
Ouvistes que foi dito aos antigos: "Não matarás; quem matar será submetido a julgamento".
Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena de fogo.
Portanto, se fores apresentar a tua oferta ao altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti,
deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta.
Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto vais com ele a caminho, não seja caso que te entregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão.
Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».
Tradução litúrgica da Bíblia
São João Crisóstomo (c. 345-407)
presbítero de Antioquia,
bispo de Constantinopla, doutor da Igreja
Homilias sobre a 1.ª carta aos Coríntios, n.º 27
«Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão»
A Igreja não existe para estarmos divididos, mas para que as nossas divisões acabem; é esse o sentido da assembleia. Assim, pois, se vimos à eucaristia, não pratiquemos nenhuma ação que contradiga a eucaristia, não façamos sofrer o nosso irmão. Se vindes dar graças pelos bens recebidos, não vos separeis do vosso próximo.
Cristo oferece o seu corpo a todos sem distinção quando diz «Tomei e comei dele todos», e vós fazeis seleção dos que admitis à vossa mesa? [...] Estais a fazer memória de Cristo e desdenhais o pobre? [...] Se tomais parte neste banquete divino, deveis ser compassivos. Bebestes o sangue de Cristo e não reconheceis o vosso irmão? Ainda que o não tenhais reconhecido até agora, deveis reconhecê-lo a esta mesa. Temos de estar todos na Igreja como numa casa comum, pois formamos um só corpo, temos um mesmo batismo, uma só mesa, uma mesma fonte, e um só Pai (cf Ef 4,5; 1Cor 10,17).
Nenhum comentário:
Postar um comentário