Aos
tomarmos a Bíblia nas mãos ou ouvir sua leitura, sentimo-nos diante de um livro
precioso, de um texto conservado há tanto séculos. Ela está entre os grandes
livros dos quais se diz: ‘As grandes religiões têm um livro sagrado’. Esse
livro é tomado com respeito. Nele se procuram os ensinamentos ou se serve deles
para apoiar as idéias, pregações e comportamentos. Não podemos nivelar estes livros.
Há uma diferença: A Palavra de Deus não é o Livro. É guardada por ele. Ela é
como o sacrário que guarda um precioso tesouro que é a comunicação de Deus com
as pessoas. A pior idolatria é ter esse Livro como um objeto que domino, explico
e uso. Este modo de agir é um tipo de idolatria. É idolatria porque nos
servimos da Palavra e não servimos à Palavra. Por que a diferença da Bíblia e
dos outros livros? Ela está unida ao seu autor que é o próprio Deus que deu seu
Espírito para guiar os escritores que escreveram de modo humano o que é divino.
A Palavra é a comunicação de Deus. Está unida a Deus do qual ela provém. É o
modo que Deus tem para chegar a nós. A Palavra si identifica com o Filho que
provém do Pai, como lemos em S. João: “No princípio era o Verbo (a Palavra) e
Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio Ele estava com Deus...
Veio para o que era seu e os seus não O receberam. E o Verbo se fez carne e
habitou entre nós; e nós vimos sua glória, como a glória do Unigênito do Pai” (Jo
1,111.14).
A Palavra é Jesus. O único modo de Deus se comunicar é a Palavra que vai chegar
a seu ponto máximo em Jesus. Quem O ouve e Nele crê, tem a Vida eterna. Jesus
não é o Livro santo. É a Palavra de
Deus. O Livro santo mostra-nos como essa Palavra pode ser compreendida. Temos
aí seu lado humano, natural, simbólico e acessível. A Palavra nos introduz no
Mistério do Deus que se comunica e convida à comunhão de vida. Ele tem uma
força de vida e um caminho de compreensão.
1464.
Palavra celebrada
Em
todos os sacramentos temos necessariamente
a leitura de um trecho da Sagrada Escritura, Palavra de Deus, que nos esclarece
sobre o sentido do sacramento celebrado. E vale para todos os sacramentos. A
liturgia, por sua natureza exige a leitura da Palavra. Sem ela está incompleto.
Por que? É ela que proclama a presença do Deus que salva e Se comunica naquele
sacramento. O texto tem caráter pedagógico de ensinamento. É uma catequese. Não
é o fundamental. É o sacramento da presença, como a dizer: o Deus que Se
comunica nesse sacramento está presente, dá-nos o Filho que pelo Espírito nos
santifica de acordo com o sacramento celebrado. Os símbolos sacramentais (os
ritos as matérias usadas por ex. água, óleo, pão) indicam o modo como acontece
em nos a Redenção. A Palavra celebrada é Palavra atualizada. Faz-se memória e
atua-se o mistério.
1465. Palavra anunciada
É belo ouvir as notícias sobre as maravilhas que
a Palavra de Deus realiza. Ao encontrar-se com a Palavra, encontra-se com o
Deus que a pronuncia. É de Deus que vem a Palavra. Quando ouvimos os relatos de
conversões, ficamos por entender esse “mecanismo” da mudança do coração que
muda também a vida. O que provoca a conversão. Sabemos que é uma obra de Deus.
Quem ouve a Palavra não se encontra com um texto, mas com uma Pessoa viva chamada
Jesus Cristo. A palavra ouvida conduz à Palavra Viva. O anúncio da Palavra não
é só um conteúdo que se transmite, mas é o próprio Cristo que se faz presente e
toca os corações e gera novos filhos para o Reino.
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