terça-feira, 5 de março de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Efatá – Abre-te”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Deus veio para todos
A profecia de Isaias relata a renovação dos tempos com a recuperação da capacidade de ver, ouvir e falar. Nessa profecia tudo se compara às águas que brotam no deserto, como vida nova (Is 35,5-7). A maravilhosa renovação que Deus realiza nas pessoas e no mundo são cantadas no Salmo. Deus tem o cuidado de sanar todos os males que atingem os diversos tipos de pessoas. Jesus, curando o mudo que falava com dificuldade, é a realização das profecias, como lemos também em Lucas, quando fala de sua missão (Lc 4,17-19). É reconhecido como aquele que “tem feito bem todas as coisas” (Mc 7,37). É o mesmo que diz Pedro na casa de Cornélio: “Ele passou entre nós fazendo o bem, curando todos aqueles que haviam caído no poder do Diabo” (At 10,38). Seu poder de cura e anúncio não exclui ninguém. Lemos que Ele está na região de Tiro e Sidon, que atualmente são do Líbano. Era terra de pagãos. O fato de estar ali é já um sinal claro desta abertura para todos. Não discrimina os pagãos. Temos que imitar a Deus e não discriminar. Os milagres de Jesus são sinais dos tempos messiânicos. Deus veio para salvar. Jesus usa a saliva para curar o homem. No seu tempo acreditava-se no poder terapêutico da saliva que estava ligada ao hálito de vida. Há também o símbolo do Espírito que dá vida. No batismo pode ser usado este gesto de tocar os ouvidos e a boca para lembrar este milagre e seu sentido. A cura que Jesus realiza restabelece o contato do doente com as pessoas, pois pode ouvir e falar, como também proclamar as maravilhas de Deus realizadas por Jesus 
Ouvir a Palavra 
Deus se comunica através de Jesus que é a Palavra. Temos necessidade de ouvir. Pelo Batismo somos inseridos neste mistério de vida que Jesus nos traz da parte do Pai. Curados do mal por Ele em sua morte e ressurreição, estamos unidos a Ele como participantes de sua Vida, estamos também unidos a sua missão. Primeiramente temos que ouvir, pois só ouvindo é que podemos anunciá-Lo. A própria missão de Jesus está baseada no que ouviu do Pai: “Nada faço por mim mesmo, mas falo como me ensinou o Pai”! (Jo 8,28). A libertação do mundo torna-se para nós um desafio de ouvirmos a Palavra de Deus que fala de tantos modos. A vida da comunidade se reforça na medida em que se tem mais capacidade em ouvir. Temos que ter ouvidos ungidos e curados por Jesus para ouvir o que Deus tem a nos dizer. “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus” (Jo 8,47). 
Anunciar o Reino 
Jesus não quer que o homem conte sobre o milagre que recebera. Primeiro para não ser confundido com um milagreiro; Em segundo lugar porque não era essa sua missão como Messias, pois Ele será diferente do que esperam, pois passará pela Cruz. Essa sua atitude não se refere ao anúncio do Reino. O homem curado começou a falar sem dificuldade. É símbolo da atitude do discípulo que, depois de ouvir, começa a anunciar Jesus. Quem não se encantou ainda pelo Reino não tem prazer de anunciá-lo. Quem conheceu Jesus, faz de tudo para que Ele seja conhecido. O testemunho da Palavra se une ao testemunho de vida que fala alto. A comunidade é um grande testemunho, sobretudo no trato com os humildes, sem discriminação, como nos explica Tiago. Temos muito que crescer na atenção aos humildes. O acolhimento na comunidade é a pedra de toque da evangelização. A Igreja se desenvolve mais entre os humildes. A pobreza é um mal a ser curado; a simplicidade e humildade são virtudes a serem desenvolvidas com empenho. 
Leituras: Isaias 35,4-7ª;Salmo 145;
Tiago 2,1-5;Marcos 7,3-37 
1. Isaias profetizara que Deus faria a transformação. Jesus cura um surdo-mudo realizando esta profecia sobre os tempos messiânicos e significando que não discrimina, pois está na terra dos pagãos. Ele faz bem todas as coisas. Ele usa a saliva que é terapêutica. 
2. O milagre não é só uma cura, mas tem o significado de abrir os ouvidos para ouvir a Palavra de Deus, pois o próprio Jesus também ouve a Palavra de Deus. A capacidade de ouvir é fundamental na comunidade. 
3. Jesus não quer que se espalhe a fama do milagre para que não seja visto como um milagreiro. Sua missão é diferente. O símbolo da cura da capacidade de falar é sinal da evangelização para quem ouvir Deus falar. O testemunho da palavra se une ao testemunho da vida através do tratamento igual a todos, sem discriminação e feito na humildade e acolhimento. 
Circuito fechado 
Jesus está entre pagãos, na região de Tiro e Sidon, hoje território do Líbano. Ali curou um surdo que falava com dificuldades. Esse milagre significa a abertura que a pessoa precisa ter para ouvir e anunciar o Evangelho. Jesus mostra aos pagãos o caminho da salvação. Deus veio para todos. O homem que fora curado começa a anunciar a salvação que ele próprio recebera de Jesus. A cura do surdo é sinal da presença do Messias prometido, como explica o profeta Isaias. Deus renova o homem e o mundo. A salvação de Jesus não é um milagre de TV, como vemos por aí. É uma ação transformadora. A cura do mudo significa a conversão. Quem se abre ao evangelho descobre a missão no serviço fraterno como nos ensina Tiago, de modo particular evitando todo o tipo de discriminação das pessoas. Só porque é rico é melhor que o pobre? Jesus, para fazer o milagre, afasta-se da multidão para não ser como certos milagreiros. Somos chamados a nos curar da surdez diante da Palavra e do mutismo diante do anúncio. A saliva é sinal da transmissão de vida. 
Homilia do 23º Domingo Comum (09.09.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário