quarta-feira, 6 de março de 2024

REFLETINDO A PALAVRA - “Coração renovado da Igreja”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Um caminho novo
 
A reflexão sobre a Palavra de Deus nesse Sínodo importante para Igreja, não foi somente um estudo, mas foi como recostar a cabeça no peito de Jesus e escutar Sua palavra, aquela mesma que Ele ouvia do Pai e nos veio transmitir. O Papa anota: “Estamos conscientes de termos debruçado de certo modo sobre o próprio coração da vida cristã, dando continuidade à assembleia sinodal anterior sobre a Eucaristia como fonte e ápice da vida e da missão da Igreja”. É bom escutar estas palavras, pois o povo de Deus não ouve tanto um ensinamento intelectual, mas uma Palavra de Vida que envolve toda a Igreja. A experiência com a Palavra de Deus passou por muitas fases da história do povo de Deus e de modo particular na história da Igreja. É belo perceber que, durante todo o tempo, a santidade do povo foi modelada pela Palavra de Deus. Lendo os textos dos diversos santos, vemos como conheciam a Palavra de Deus das Sagradas Escrituras, até de cor, pois a citavam com muita propriedade e variedade. Depois do concílio de Trento, em respostas à propostas protestantes sobre a interpretação bíblica, retraiu-se nessa aproximação da Palavra para evitar os males que a reforma havia trazido sobre a interpretação individual. Diziam que cada um é inspirado pessoalmente. A Igreja compreende a interpretação como um todo. Isso prejudicou bastante o conhecimento da Palavra. O Papa lembra: “Há que reconhecer que, nas últimas décadas, a vida eclesial aumentou sua sensibilidade relativamente a este tema, com particular referência à Revelação cristã, à Tradição viva e à Sagrada Escritura” (VD 3). Nós, da geração do Concílio, começamos a fazer estudos mais aprofundados da Palavra. O Concílio estimulou a vivência e a mudança no estilo de estudo partindo da Palavra e não só usando a Palavra como prova de nossas ideias. É importante partir da Palavra e não usá-la a nosso favor. 
Cresce a Tradição 
Vimos, nestes últimos 50 anos nos estudos, na prática pastoral e na vida espiritual um grande crescimento do interesse pelas Sagradas Escrituras, como escreve o Papa, “a vida eclesial aumentou a sua sensibilidade relativamente a este tema, com particular referência à Revelação cristã, à Tradição viva e à Sagrada Escritura” (DV 4). Isto é o crescimento da Tradição que vai desenvolvendo o conhecimento da verdade revelada e proporcionando uma vivência mais fundada na Palavra de Deus. Fundamentada no passado, a Tradição é sempre a mestra para abrir a Palavra de Deus ao momento atual. A Palavra não é uma pedra rígida, mas como o Espírito, sopra onde quer. Ninguém é dono da Palavra. 
Um novo Pentecostes. 
Por mais que existam diferenças nas diversas Igrejas, sente-se um novo Pentecostes, como queria nosso amado Papa João XXIII. A Unidade se fará na busca da Palavra. Neste Sínodo, como escreve o Papa Bento XVI, “pudemos constatar, com alegria e gratidão, que ‘na Igreja há um Pentecostes’”. Quis dizer que a Igreja fala em muitas línguas pelo mundo afora, mas também que a experiência de Deus se dá em modos variadamente ricos nas mais diversas culturas. A Palavra de Deus penetra as culturas e anuncia através delas a verdade pura e salvadora. Ela é acessível aos simples e aos homens de ciência. É triste ver como tantos reduzem a força da Palavra a seu mundo como sendo a única expressão válida. Não é esse o sentido da Tradição. Ela também é viva e eficaz, pois é guiada, como a Escritura, pelo Espírito Santo.
ARTIGO PUBLICADO EM SETEMBRO DE 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário