PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR |
361. Uma comunidade batismal.
A
liturgia atual tem três temáticas para a Quaresma no ciclo dos três anos: o
primeiro é o caminho batismal da Igreja, o segundo é a glorificação de Cristo
dentro do quadro das alianças do Antigo Testamento, e o terceiro é a chamada à
conversão e perdão. O caráter penitencial advém do caráter batismal. Tudo se
funda no Mistério Pascal de Cristo, isto é, sua Vida, Missão, Morte,
Ressurreição, Ascensão e envio do Espírito Santo. Não só celebramos a memória
de um fato passado, mas nos inserimos nesse Mistério pela fé e pela
participação simbólica nos sacramentos pascais: Batismo, Crisma e Eucaristia.
Não só celebramos um fato mas o mostramos com uma vida de contínua conversão. Essa
é a continuada Ressurreição que envolve todos os que morreram com Cristo para
ressuscitar com Ele. Podemos notar que as leituras do ciclo A (samaritana, o
cego de nascença e a ressurreição de Lázaro – a água, a luz e a vida) são
batismais. Por causa da celebração do Batismo fizeram-se todos os ritos que
possuímos para celebrar a Páscoa de Jesus. Pelo Batismo participamos
pessoalmente da passagem de Cristo ao Pai por sua morte, sepultura e
ressurreição.
362. Ritos batismais
Jesus
manda batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28,19); Batizar
significa mergulhar na água. Os apóstolos batizavam. Já no século III temos
determinações sobre o batismo por etapas. O sacerdote Hipólito,de Roma, (no ano
217), descreve o batismo administrado em etapas em três anos. Quem pedia o
batismo era examinado, entrava em uma catequese de 3 anos e sua vida era
examinada. Quem era escolhido para o batismo podia já participar da primeira
parte da missa e escutar a Palavra. Nas vésperas do Batismo eles se lavavam na
Quinta-Feira Santa; na Sexta-Feira e Sábado faziam jejum. Na noite de Páscoa eram
trazidos para o local do batismo. Começavam as cerimônias próprias. Só levavam
consigo pão e vinho para oferecer para a celebração da eucaristia, na qual
participavam pela primeira vez totalmente. Ao canto do galo se benzia a água.
Tiravam as roupas. Primeiro batizavam as crianças. Os pais respondiam por elas.
Depois os adultos. Benziam-se os óleos. Fazia-se a renúncia, passava-se o óleo
dos catecúmenos. Entravam nus na água. Os que iam ser batizados faziam a
profissão de fé respondendo; creio. Saindo da água eram ungidos pelo bispo com
o óleo de ação de graças. Os batizados eram revestidos com as vestes brancas. O
bispo impunha-lhes as mãos fazendo uma prece para que recebessem o Espírito
Santo. A seguir derramava o óleo de ação de graças sobre suas cabeças dizendo: “Eu
te unjo com o óleo santo, em Deus
Pai onipotente, Cristo Jesus e no Espírito Santo”. E dava a
paz. É a Crisma. Depois recebiam a explicação dos ritos. Participavam pela
primeira vez da Eucaristia. O ritual foi se estabelecendo pelos séculos.
363. Iniciação cristã hoje.
Com
o passar do tempo, o batismo não se fazia para adultos convertidos, pois a
população já era cristã. Tornou-se um batismo de crianças, que sempre houve. O
ritual, perdeu muito de sua riqueza simbólica, como em geral a liturgia. Com o
Vaticano procurou-se resgatar a tradição, sobretudo para o batismo de adultos. Os
cursos de batismo têm ajudado bastante. Temos uma novena de batismo. É preciso
criar para melhor. O melhor modo é envolver mais a família e padrinhos mais com
símbolos do que com palavras e conceitos. Assim, experimentando melhor, podem
entender mais.
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