PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR Vice-postulador da Causa Venrável Padre Pelágio CSsR |
Um conferencista durante uma palestra, pegou um balde vazio e o encheu com pedras. Depois perguntou aos alunos se o balde estava cheio. Disseram que sim. Então pegou a caixa com pedregulhos bem pequenos, jogou-os dentro do balde, agitando levemente. Os pedregulhos rolaram para os interstícios das pedras. Ele perguntou novamente se o balde estava cheio. Os alunos concordaram: agora sim! O professor pegou uma caixa com areia fina e a despejou dentro do vidro. Perguntou mais uma vez aos ouvintes. Desconfiados, não disseram nada. Então ele despejou água que foi penetrando no meio das pedras, dos pedregulhos, da areia até transbordar.
- Agora está cheio, disse o professor, tudo isto simboliza a nossa vida. As pedras grandes são as coisas importantes: Deus. Os deveres para com Deus. Os pedregulhos são os deveres para com a família, a sociedade, seu trabalho, sua saúde, seus negócios. A areia representa os acessórios, as utilidades, o descanso em geral. A água lembra que tudo e todos (Deus, deveres, lazeres) deve ser banhado pela Graça de Deus.
Se vocês colocarem a areia primeiro, não haverá mais espaço para os pedregulhos e as pedras. O mesmo vale para a sua vida. Cuidem das pedras primeiro, i.é, de Deus, das coisas mais importantes. Estabeleçam suas prioridades. Deveres com Deus, com o próximo em geral, os lazeres e tempos de descanso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário