segunda-feira, 29 de junho de 2020

EVANGELHO DO DIA 29 DE JUNHO

Evangelho segundo São Mateus 16,13-19. 
Naquele tempo, Jesus foi para os lados de Cesareia de Filipe e perguntou aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do homem?». Eles responderam: «Uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, outros que é Jeremias ou algum dos profetas». Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Então, Simão Pedro tomou a palavra e disse: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Jesus respondeu-lhe: «Feliz de ti, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que to revelaram, mas sim meu Pai que está nos Céus. Também Eu te digo: Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Dar-te-ei as chaves do reino dos Céus: tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus».
Tradução litúrgica da Bíblia 
São Bernardo(1091-1153)monge cisterciense,
doutor da Igreja 
Primeiro sermão para a festa 
dos santos Pedro e Paulo,1,3,5 
«Roguei por ti a fim de que a tua fé 
não desfaleça. 
E tu, uma vez convertido, 
fortalece os teus irmãos»(Lc22,32) 
Cristo é o Mediador, «que não cometeu pecado e cuja boca não proferiu mentira.» (1P 2,22). Como ousarei aproximar-me dele, eu, que sou pecador, um grande pecador, cujos pecados são mais numerosos que a areia do mar? Ele é tudo o que há de mais puro e eu de mais impuro. Foi por isso que Deus me deu estes apóstolos, homens e pecadores, grande pecadores, que aprenderam pela experiência a que ponto devem ser misericordiosos para com os outros. Culpados de grandes faltas, perdoarão facilmente os grandes pecados e usarão connosco a medida que serviu para eles (cf. Lc 6, 38). O apóstolo Pedro cometeu um grande pecado; talvez não haja pecado maior do que aquele. Mas foi tão pronta e facilmente perdoado que nada perdeu do privilégio da sua primazia. Paulo, que havia desencadeado um furor sem limites contra a Igreja emergente, foi atraído à fé pelo apelo do próprio Filho de Deus. Como paga de tantos males, recebeu tantos bens que se tornou «o instrumento escolhido para levar o nome do Senhor aos pagãos, aos reis e aos filhos de Israel» (At 9,15). Pedro e Paulo são os nossos mestres: aprenderam plenamente com o único Mestre de todos os homens os caminhos da vida, e ainda hoje no-los ensinam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário