sexta-feira, 31 de outubro de 2025

EVANGELHO DO DIA 31 DE OUTUBRO

Evangelho segundo São Lucas 14,1-6.
 
Naquele tempo, Jesus entrou, num sábado, em casa de um dos principais fariseus para tomar uma refeição. Todos O observavam. Diante dele encontrava-se um hidrópico. Jesus tomou a palavra e disse aos doutores da lei e aos fariseus: «É lícito ou não curar ao sábado?». Mas eles ficaram calados. Então, Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e mandou-o embora. Depois disse-lhes: «Se um filho vosso ou um boi cair num poço, qual de vós não irá logo retirá-lo em dia de sábado?». E eles não puderam replicar a estas palavras.
Tradução litúrgica da Bíblia 
Catecismo da Igreja Católica 
§§ 345-349 
O sentido do sábado 
O Sábado, fim da obra dos seis dias. 
O texto sagrado diz que «Deus concluiu, no sétimo dia, a obra que fizera» e que «assim se completaram o céu e a terra»; e no sétimo dia Deus «descansou» e santificou e abençoou este dia (Gn 2,1-3). Estas palavras inspiradas são ricas de salutares ensinamentos: Na criação, Deus estabeleceu uma base e leis que permanecem estáveis, sobre as quais o crente pode apoiar-se com confiança, e que serão para ele sinal e garantia da fidelidade inquebrantável da Aliança divina. Por seu lado, o homem deve manter-se fiel a esta base e respeitar as leis que o Criador nela inscreveu. A criação foi feita em vista do Sábado e, portanto, do culto e da adoração de Deus. O culto está inscrito na ordem da criação – «Operi Dei nihil preponatur», nada se anteponha à obra de Deus (ao culto divino), diz a Regra de São Bento, indicando assim a justa ordem das preocupações humanas. O Sábado está no coração da Lei de Israel. Guardar os mandamentos é corresponder à sabedoria e à vontade de Deus, expressas na sua obra da criação. O oitavo dia. Mas, para nós, um dia novo surgiu: o dia da ressurreição de Cristo. O sétimo dia acaba a primeira criação. O oitavo dia começa a nova criação. A obra da criação culmina assim na obra maior da redenção. A primeira criação encontrou o seu sentido e cume na nova criação em Cristo, cujo esplendor ultrapassa o da primeira.

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