Esposa de Jaime II, Rei de Maiorca (Espanha), Esclaramunda foi recebida entre as irmãs da Ordem dos Mercedários por São Pedro de Amer em 1291. Ela prestou grande assistência à Ordem e a honrou com suas virtudes até que, adornada com muitos dons celestiais e favores de Deus, mereceu a recompensa eterna. A Ordem dos Mercedários a celebra em 22 de outubro.
Emblema: Coroa, Cetro
Ela era filha do Conde de Foix, Roger IV, e Brunisenda de Cardona, filha do Visconde de Cardona, Raymond Fulk IV, e Agnès de Tarroja.
De acordo com o cronista Ramon Muntaner, Esclarmonde (filha do Conde de Foix) tinha cerca de 14 anos na época de seu casamento com Jaime de Aragão (o Infante Jacme).
Em 1275[1] (ou 1272), em 12 de outubro, Esclarmonde foi dada em casamento a Jaime de Aragão, filho do Rei de Aragão, Valência e Maiorca e Conde de Barcelona, Gerona, Osona, Besalú, Cerdanya e Roussillon, Senhor de Montpellier e Carladès, Jaime I, o Conquistador, e Violante, filha do Rei da Hungria, André II, e da Princesa de Constantinopla, Iolanda de Courtenay. O contrato de casamento foi assinado em 1º de setembro de 1275[4].
Em 1276, com a morte de seu sogro, seu marido, Jaime, herdou o Reino de Maiorca (tomando o nome de Jaime II), que também incluía as Ilhas Pitúsicas, Ibiza e Formentera, e os territórios occitanos remanescentes de Jaime I, os condados de Cerdanha e Roussillon, e o senhorio de Montpellier.
Jaime, desejando obter independência do reino de Aragão, recusou-se a prestar homenagem ao seu irmão, o rei Pedro III de Aragão. Conseguiu manter sua independência até 20 de janeiro de 1279, quando, com o Tratado de Perpignan, foi forçado a se reconhecer como vassalo do irmão.
A partir de 1291, ela viveu como terciária da Ordem de Nossa Senhora da Misericórdia, que a venera até hoje.
Não há informações precisas sobre a morte de Esclarmonde, mas o seu testamento (Sclarmunda…regina Majoricæ), datado de 24 de março de 1312, confirma um legado para os seus filhos Sancho (Dominum Sancium Regem Majoricæ filium nostrum) e Fernando (Infanti Ferrando…nostro…filio).
Esclarmonde deu a James seis filhos: James, Sancho, Ferdinand, Isabella, Sancha e Philip.
Nenhum comentário:
Postar um comentário