terça-feira, 23 de setembro de 2025

Beatas Purificação de São José Ximenez Ximenez e Maria Giuseppa de Santa Sofia del Rio Missa Virgens e Mártires Festa: 23 de setembro

(✝︎)Benicalap, Espanha, 23 de setembro de 1936
 
Beatificadas em 11 de março de 2001 pelo Papa João Paulo II. 
Martirológio Romano: Na aldeia de Benicalap, no mesmo território da Espanha, as mártires bem-aventuradas Sofia Ximénez Ximénez, mãe de família, Maria da Purificação de São José Ximénez e Maria Giuseppa del Río Mesa, virgens do Instituto das Irmãs Carmelitas da Caridade, que através da dura prova do martírio alcançaram a glória que não conhece fim. 
Beata APOLÔNIA LIZARRAGA (APOLÔNIA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO) e 24 companheiras 
São freiras espanholas do Instituto das Irmãs Carmelitas da Caridade, martirizadas em diferentes lugares e datas durante os primeiros meses de perseguição religiosa ocorrida no contexto da Guerra Civil Espanhola (1936-39). A causa de sua beatificação foi introduzida em Roma em 2 de julho. 1959.
Os 25 mártires são: o superior geral da congregação (Lizarraga, Apolônia do Santíssimo Sacramento), 9 irmãs da comunidade de Cullera (Valência), 12 irmãs da comunidade da Casa da Misericórdia de Valência, 2 irmãs de outras comunidades e a sobrinha de uma destas últimas. Ximénez, Purificação, e sua sobrinha Del Rio, Maria Giuseppa, originalmente de Tarragona e Barcelona, respectivamente. Ximénez era uma religiosa bem conhecida entre as Carmelitas da Caridade: possuía qualidades excepcionais e espírito sobrenatural. Depois de uma busca na casa de sua irmã Sofia, onde ela havia se refugiado, ela foi presa junto com sua família em 23 de setembro. 1936. Os corpos de Ximénez, sua irmã Sofia, seu filho Luigi e sua sobrinha Maria Giuseppa foram encontrados no cruzamento de Campanar e Benicalap, em Valência. A Positio super martyrio sobre as vinte e quatro monjas carmelitas da caridade foi depositada na Congregação para as Causas dos Santos em 20 de dezembro. 1999. 
Autora: Maria Concepción Lopez 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário