![]() |
| Santos Isabel e Zacarias, pais de João Batista |
Etimologia: Elizabeth = Deus é meu juramento, do hebraico
Martirológio Romano: Comemoração dos Santos Zacarias e Isabel, pais de São João Batista, Precursor do Senhor. Isabel, acolhendo Maria, sua parente, cheia do Espírito Santo, em sua casa, saudou a Mãe do Senhor bendita entre as mulheres; Zacarias, sacerdote cheio de espírito profético, no nascimento do seu filho, louvou a Deus Redentor e predisse a vinda de Cristo, que virá do alto como o sol nascente.
Santos Isabel e Zacarias, pais de João Batista
"No tempo de Herodes, rei da Judéia, havia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, e sua esposa era descendente de Aarão, chamada Isabel. Eles eram justos diante de Deus, guardavam todas as leis e ordenanças do Senhor irrepreensíveis. Mas eles não tiveram filhos, porque Isabel era estéril e ambos eram de idade avançada» (Lc 1, 5-7).
É um casal de pais santos, o primeiro dos quais a Escritura nos fala depois de Maria e José.
O Evangelho de Lucas começa precisamente com a história destes dois esposos que eram justos diante de Deus, fiéis e observadores da lei, até com o espinho no coração de não terem podido conceber um filho, numa época em que a esterilidade era também causa de marginalização.
Silêncio, entre sinal e punição
A história de Zacarias e Isabel ensina que nunca devemos perder a esperança porque "nada é impossível para Deus". Zacarias é um sacerdote da oitava classe, a de Abias, uma das 24 estabelecidas por Davi para regular os turnos semanais de serviço no templo. Ele se casou com Elisabeth, também descendente de uma família sacerdotal, e eles se estabeleceram em Ain Karen. O seu matrimónio não é abençoado pelo nascimento de um filho, sobretudo numa época em que a esterilização era motivo de marginalização; No entanto, sua união é sólida, eles se amam e sua vida é reta. Um dia, enquanto está no templo, Zacarias recebe a visita do arcanjo Gabriel, que lhe prediz a gravidez de sua esposa. Zacarias, porém, apesar de ser um homem piedoso, pede provas ao mensageiro de Deus, por isso o silencia até o oitavo dia após o nascimento de seu filho, quando a criança deve ser circuncidada: sua língua se solta para confirmar que ele se chamará João.
Um casal tocado pela Graça
Quando o amor é verdadeiro, cresce e com o tempo dá frutos: a semente, ou seja, torna-se uma grande árvore. É por isso que o evangelista Lucas abre a sua narração falando deste casal tocado pela graça procriadora de Deus, para mostrar como Ele realiza maravilhas na vida de quem confia n'Ele e sabe esperar e esperar os tempos da sua intervenção. Estes dois grandes santos ensinam-nos também que um coração que ama verdadeiramente experimenta o poder do Senhor, não segundo os seus próprios planos, mas segundo a vontade d'Aquele que é sempre soberano e ao qual se deve abandonar-se com fé incondicional.
Carregando a história da salvação no seu seio, o papel de
Isabel, portanto, contra todas as probabilidades, é ser mãe d'Aquele que estará destinado a preparar o caminho para Jesus: João Baptista. Elizabeth sente essa graça dentro de si mesma enquanto sente a vida crescer em seu ventre, aquela vida que salta dentro dela com a visita inesperada de sua prima Maria. Ela também recebeu o anúncio do anjo, ao qual disse imediatamente sim; Ela também é cheia de graça. É o encontro entre duas mulheres que carregam no seu seio a história da salvação.
Benedictus
Quando Zacarias, com o nascimento de seu filho João, começa a falar novamente, ele usa palavras para pronunciar louvores a Deus: é o Benedictus, também conhecido como Cântico de Zacarias, no qual o Santo agradece a Deus pelo que aconteceu: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo; suscitou para nós um poderoso Salvador, na casa de Davi, seu servo, como ele havia proclamado pela boca de seus santos e profetas, desde o início dos tempos...". Depois dessas palavras, nada mais é dito sobre Zacarias e Isabel nos Evangelhos, mas não há necessidade de dizer mais nada para aqueles que entenderam que o verdadeiro sentido da vida é viver pela misericórdia.
(Notícias do Vaticano)

Nenhum comentário:
Postar um comentário