segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Beata Josefa Moscardo Montalba Virgem e mártir Festa: 22 de setembro

(*)Alzira, Espanha, 10 de abril de 1880
(✝︎)Alzira, Espanha, 22 de novembro de 1936 
Josefa Moscardó Montalba nasceu em Alcira (Valência) em 10 de abril de 1880 e foi batizada em 14 de abril de 1880 na igreja arcipreste de Santa Caterina. Ele recebeu uma educação geral em institutos religiosos. Inicialmente ela morava com os pais, depois com uma tia e finalmente sozinha, solteira. Engajada no apostolado dos leigos, ingressou na Ação Católica e em outras associações religiosas e apostólicas. Distinguiu-se pela sua devoção eucarística e espírito missionário, trabalhando arduamente pelas missões. Ele deu sua vida por Cristo em Alcira (Valência) em 22 de setembro de 1936. Sua beatificação foi celebrada pelo Papa João Paulo II em 11 de março de 2001. 
Martirológio Romano: Em Alzira, no território de Valência, também na Espanha, os mártires bem-aventurados Vicente Pelufo Corts, sacerdote, e Josefa Moscardó Montalvá, virgem, que, sempre durante a mesma perseguição contra a fé, mereceram levar a palma da vitória diante de Deus Todo-Poderoso. 
A Beata Josefina Moscardó Montalvá nasceu em 10 de abril de 1880 em Alzira, na província de Valência. Ela foi batizada em 14 de abril de 1880 na igreja de Santa Caterina. Ele recebeu uma educação cristã em alguns institutos religiosos. Inicialmente, ele morava com seus pais, depois levou uma de suas tias. Solteira, sempre esteve envolvida nas obras de apostolado de sua paróquia. Josefina era simples e gentil. Muito devota de Maria, tornou-se carmelita terciária, inscrevendo-se na iniciativa da Adoração Noturna de Maria de Sagrarios. Ela sempre se destacou por sua devoção eucarística e um grande espírito missionário. Josefina trabalhou duro para arrecadar fundos para a Sociedade para a Propagação da Fé. Ela também foi ativista e militante da Ação Católica. Quando, com a eclosão da revolução, vieram prender sua irmã Antônia, Josefina se deu a conhecer e foi presa por isso. Na prisão, ele consolou e encorajou todos os prisioneiros, insistindo que morrer por Cristo era uma grande glória. Josefina Moscardó Montalvá foi baleada em 22 de novembro de 1936 em Alzira, enquanto clamava por Cristo Rei. Josefina Moscardó Montalvá foi beatificada no grupo de 233 mártires em Valência por São João Paulo II em 11 de março de 2001. 
Autor: Mauro Bonato

Nenhum comentário:

Postar um comentário