quarta-feira, 5 de abril de 2023

REFLETINDO A PALAVRA - “Pedro, eu rezei por você!?”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA(+)
REDENTORISTA NA PAZ DO SENHOR
Por que Judas não se arrependeu se enforcou ao passo que Pedro traiu, fracassou e depois se arrependeu e tudo voltou às boas? 
A figura de Pedro nos Evangelhos é até engraçada. 
É cheia de vitalidade, contradições, disposição a se entregar por Jesus e ao mesmo tempo o fraco que foge, nega. 
Volta atrás e se firma numa segurança muito grande no seu ministério apostólico.
Creio que serve muito bem para nós que temos um pouco este modo de ser. 
Ser disposto, fracassar, voltar e vencer. Jesus o moldou dentro de seu modo de ser: Pedro é Pedro e Jesus o põe como pedra de alicerce da Igreja: 
-Tu é Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Por que a fraqueza de Pedro não entrou na conta quando Jesus lhe confia um grande ministério na Igreja. 
Pedro no horto pegou a espada para enfrentar um batalhão e logo depois nega-o diante de uma mocinha. 
Ele testemunhara pessoalmente os mais fortes momentos de Jesus: sua transfiguração, a ressurreição da menina, a oração no horto e agora testemunha a Paixão. 
Depois testemunhará a ressurreição. 
O Evangelho conta que Pedro seguiu Jesus de longe quando foi preso. 
Ao ser reconhecido nega vergonhosamente tê-lo conhecido. 
Foi feio!
Jesus já o tinha prevenido: 
-"Simão, Simão, Satanás pediu para te peneirar como trigo. Eu porém orei por ti para que tua fé não desfaleça. Quando porém te converteres, confirma teus irmãos."
Pedro retruca: 
-Estou pronto a ir contigo à prisão e à morte. 
Ele respondeu:
-"Irás comigo até à morte? Pedro, eu te digo: o galo não cantará hoje sem que por três vezes me tenhas negado" (Lc.22,31-34). 
Como é bom a gente saber que nossos desfalecimento são acompanhados com uma oração de Jesus: 
-“Eu rezei para que tua fé não desfaleça”. 
Como fracassara em Judas, não queria fracassar em Pedro. 
Parece que se está a dizer: o povo precisa da fraqueza de Pedro para ser forte na fé.
Parece que o poder sem a certeza da fragilidade humana se transforma em fracasso. 
Jesus escolheria um fundamento forte porque se sabe fraco. 
O que faz Pedro converter-se? 
Ele nega três vezes: Jesus olha. 
Jesus não olhou repreendendo. 
Olhou amando. 
-Pedro, eu amo você, diziam aqueles olhos doloridos. 
Quem sabe Jesus olha para pedindo força naquele momento doloroso. 
Na fragilidade Pedro ainda dá força a Jesus. 
Isto o fez sair e chorar amargamente.
Jesus está a lhe dizer: 
-Pedro, eu creio no seu amor. 
Como é bom saber que ele aceita nosso amor fraco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário