quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

EVANGELHO DO DIA 18 DE FEVEREIRO

Evangelho segundo São Lucas 9,22-25. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «O Filho do homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas; tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia». Depois, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, há de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Gertrudes de Helfta
Monja beneditina(1256-1301) 
«O Arauto», livro III, SC 143 
«Tome a sua cruz todos os dias e siga-Me». 
Encontrando-se doente ao chegar uma festa, Gertrudes exprimiu ao Senhor o desejo de, ao menos, lhe suavizar os sintomas até depois da festa, para não ficar impedida de a celebrar; mas entregou-se sem reservas à vontade divina. O Senhor respondeu-lhe: «Exprimindo-Me esse desejo, e sobretudo entregando-te à minha vontade, é como se Me conduzisses a um jardim de delícias, com canteiros floridos e acolhedores. E quero que saibas que, se te conceder o que Me pedes para que possas pôr-te ao meu serviço, é como se te seguisse para o canteiro da tua preferência; se, pelo contrário, to não conceder e perseverares na paciência, é como se fosses tu a seguir-Me para o canteiro da minha preferência. Com efeito, há em ti mais encanto no estado em que desejas sofrendo, do que no estado de piedade satisfeita».

Nenhum comentário:

Postar um comentário