domingo, 14 de fevereiro de 2021

EVANGELHO DO DIA 14 DE FEVEREIRO

Evangelho segundo São Marcos 1,40-45. 
Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me». Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero, fica limpo». No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Odes de Salomão 
(texto cristão hebraico do início 
do século II nos. 21 e 25) 
«Ele, porém, logo que partiu, 
começou a apregoar e 
a divulgar o que acontecera» 
Ergui os braços ao céu, para a graça do Senhor. 
Ele me libertou das minhas cadeias, o meu protetor 
elevou-me pela sua graça e a sua salvação. 
Libertou-me da obscuridade e revestiu-me da luz; os meus membros já não sentem aflição, nem angústia, nem dor. 
O pensamento do Senhor socorreu-me, a sua luz exaltou-me, caminho na sua presença, aproximar-me-ei dele louvando-O e glorificando-O. 
O meu coração transbordou, invadindo-me a boca
 e cumulando-me os lábios. 
A alegria do Senhor e o seu louvor enchem-me o rosto. Aleluia! 
Escapei às minhas cadeias e fugi para junto de Ti, ó meu Deus! 
Tu foste o meu caminho, a minha salvação e o meu auxílio. 
Detiveste os que se erguiam contra mim e eles desapareceram, 
 o teu rosto estava comigo e a tua graça me salvou. 
Fui desprezado e rejeitado pela multidão, mas Tu deste-me força e ajudaste-me, iluminaste a minha direita e a minha esquerda. 
Que tudo em mim seja apenas luz! 
Vesti as vestes do teu Espírito, 
 e Tu removeste de mim as vestes de pele 
(cf Gn 3,21). 
A tua direita me elevou, afastando a doença, 
 a tua verdade me robusteceu e a tua justiça me santificou. 
Fui justificado pelo teu suave amor, 
 em Ti repousarei pelos séculos dos séculos. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário