quarta-feira, 17 de maio de 2017

EVANGELHO DO DIA 17 DE MAIO

Evangelho segundo S. João 15,1-8.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto e limpa todo aquele que dá fruto, para que dê ainda mais fruto. Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei. Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, porque sem Mim nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, será lançado fora, como o ramo, e secará. Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem. Se permanecerdes em Mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido. A glória de meu Pai é que deis muito fruto. Então vos tornareis meus discípulos». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Comentário do dia: 
Santa Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade 
«Something Beautiful for God» 
«Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós»
Ninguém pode comprometer-se no apostolado direto se não for alma de oração. Tenhamos consciência de sermos um com Cristo, como Ele tinha consciência de ser um com seu Pai; a nossa atividade só será verdadeiramente apostólica na medida em que O deixarmos trabalhar em nós e através de nós, com o seu poder, o seu desejo e o seu amor. Devemos chegar à santidade, não para nos sentirmos em estado de santidade, mas para que Cristo possa viver plenamente em nós. Somos chamadas a tornar-nos plenamente amor, fé e pureza para os pobres que servimos. Quando tivermos aprendido a procurar a Deus e a sua vontade, as nossas relações com os pobres tornar-se-ão um caminho de santificação para nós e para os outros. 
Amai a oração: ao longo do dia, experimentai frequentemente a necessidade de rezar e adquiri o hábito de rezar. A oração dilata o coração até à capacidade desse dom que Deus nos faz de Si mesmo. Pedi e procurai (Lc 11,9), e o vosso coração alargar-se-á até poderdes acolhê-Lo e guardá-Lo em vós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário