quarta-feira, 13 de abril de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “O Espírito do Senhor está sobre mim”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
Alegrai-vos sempre no Senhor!
            Desde muito, tanto o 4º Domingo da Quaresma como o 3º domingo do Advento têm uma nota de incontida alegria. São os primeiros raios da aurora colorida que anuncia o Sol que chega. Alegria, porque se aproxima a grande celebração do nascimento de Cristo. A oração da coleta convida-nos a “chegarmos às alegrias da salvação e celebrá-las com intenso júbilo na solene liturgia” (Coleta), “pois acontecem para nós as maravilhas da Salvação” (oração das oferendas). A intensidade da alegria do dia de hoje vem da Palavra de Deus. João Batista anuncia que depois dele vem um maior do que Ele (Jo 1,27).“Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz para que todos chegassem à fé por meio dele” (Jo 1,7). A luz que se anuncia causa alegria.  Isaías faz coro a esta alegria anunciando que ela vem sob a ação do Espírito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu, enviou-me dar a boa-nova aos humildes... Exulto de Alegria no Senhor e minha’alma se regozija em meu Deus” (Is 61,1.10). Alegria transformante. Paulo convida: “Estai sempre alegres!” (1Ts 5,16). Este é o clima do Natal que se aproxima. Tudo anuncia alegria. Maria canta em seu hino: “A minha alma engrandece ao Senhor se alegrou o meu Espírito em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46). Somos revestidos de salvação (Is 61,10). O Advento é tempo de renovação para que a luz brilhe para todos e a alegria possa brotar nos corações. A alegria cristã é um componente necessário na espera do Senhor. Enquanto esperamos sua vinda, nós nos alegramos porque já contemplamos os primeiros raios de seu sol.
Não apagueis o Espírito!
   O Advento é tempo da ação do Espírito. Sob a sombra do Espírito a Virgem Maria concebeu Jesus; Por Ele, João testemunha Aquele que devia vir e “do qual não era digno de desatar as correias da sandália”; Sobre Jesus vem a unção do Espírito Santo para o anúncio da boa nova aos pobres; O mesmo Espírito ungiu Cristo com o óleo da alegria (Sl 44,7). O Espírito leva à exultação e ao júbilo: “Exulto de alegria no Senhor... que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça” (Is 1,10). Maria manifesta seu júbilo em seu cântico “Minha alma glorifica o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador” (Lc 1,46). A espera litúrgica do nascimento do Senhor, simbolizada pelo ministério apostólico de João, estimula a comunidade cristã a abrir-se ao Espírito que a prepara para a vinda do Cristo. Cristo, com a libertação que traz, dará chances de o povo sorrir.
Endireitai os caminhos do Senhor

            João tem a missão de “preparar os caminhos do Senhor”. Os caminhos são os caminhos da justiça. Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações (Is 61,11). Isaias e Maria compreenderam o projeto de Deus para o Messias: “Enviou-me para evangelizar os pobres, sarar os corações contritos, proclamar a liberdade aos cativos (Is 61,2); “Derrubou os poderosos de seus tronos, e exaltou os humildes, saciou de bem os famintos e despediu os ricos de mão vazias” (Lc 1,53). A alegria não é um sentimento passageiro, mas a instituição de uma ordem nova no mundo. Esses são os caminhos do Senhor. Sem eles, jamais encontraremos a direção do presépio de Jesus. Alegrai-vos sempre no Senhor que vos revestiu com sua alegria! As vestes de salvação nos revestem com o manto da justiça, pois assim o Senhor fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas  as nações” (Is 61,11). A Eucaristia, que recebemos, prepare-nos para as festas que se aproximam (oração pós-comunhão). Vivemos um mundo novo em cada Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário