quinta-feira, 10 de março de 2016

REFLETINDO A PALAVRA - “Recriando a vida”

PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA CSsR
578. Sem medo de amar
            Quando S. Francisco abraçou o leproso, que lhe causava tanto horror, aconteceu a mudança total de sua vida. Todas as pessoas que foram úteis para o mundo, sempre partiram de um gesto de sair de si e ir ao encontro de algo muito grande. Esta mudança, em lugar de ser um momento de sofrimento, é a libertação de si e a passagem para o outro lado, o lado duro da vida das pessoas. Isso é amar sem medo de se contagiar. Francisco não ficou leproso, mas pode manifestar a ele o amor de misericórdia. O leproso continuou leproso, mas Francisco ficou mudado. A misericórdia é passar para o outro lado, “fazer-se um” com o outro. Esse é o modo de agir de Deus. Para manifestar seu amor para conosco, passou para nosso lado e nos enviou seu Filho dileto, quando ainda éramos pecadores, como diz S.Paulo: “Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,8). Lemos também na carta aos Filipenses: “Ele tinha condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana” (Fl 2,6-7). Deus não teve medo de amar entregando seu Filho. Ele assumiu nossas dores, diz o profeta Isaias: “Eram nossos sofrimentos que ele tomou sobre si, eram nossas dores que ele assumiu... Foi traspassado por causa de nossos crimes, esmagado por causa de nossas iniqüidades. Abateu-se sobre ele o castigo que nos traz a paz, e por suas chagas fomos curados’ (Is. 53,4-5). Não há o que temer pois amor afasta o temor, escreve S. João: “Não há temor no amor, mas o perfeito amor lança fora o temor” (1Jo 4,18). Jesus  é a misericórdia com o Pai (Lc 1,78). O preço da vida de Jesus foi o amor.
579. A misericórdia que faz crescer
            A misericórdia é o pilar essencial da doutrina cristã e parte do conceito de Deus. O conceito de misericórdia está ligado ao conceito de perfeição de Deus: “Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5,48). E completa S. Lucas: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” ( Lc 6,36). A misericórdia faz parte da perfeição de Deus. O que Deus quer para nós é a redenção do mal e a introdução no reino de sua graça. Não há fé se não for unida ao amor misericordioso. A misericórdia é o caminho cristão, pois S. Tiago escreve: “A fé, se não tiver obras, será morta em si mesma” (Tg 2,17). Ela se abre ao crescimento, pois dá a esperança de se construir algo novo que se chama vida e Vida divina. O perdão não é só apagar um erro, mas dar a seiva nova da vida.
580. Uma solução política

Vivemos em uma sociedade na qual os problemas sociais se acumulam de maneira escandalosa. E também na própria Igreja estamos enfrentando situações que deixam a pessoa em graves sofrimentos humanos e morais. A solução para os problemas sócio-políticos e religiosos está na misericórdia. Por que Jesus foi misericordioso e nós temos que ser legalistas e exigentes? Quantas vezes o pecador e o pobre ficam sem esperança e vão buscar outro lugar. Como solução social, misericórdia é partilhar. Para a situação espiritual, o amor misericordioso é curativo e salutar. Jesus já dizia que vemos o cisco no olho do irmão e não vemos a trave no nosso” (Mt 7,3).  Felizes os misericordiosos.... (Mt 5,7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário