O “Leão de Münster” elevado à honra dos altares
Clemens August conde von Galen (1878-1946) nasceu em 16 de março no Castelo de Dinklage em Oldenburg, Alemanha, como décimo-primeiro de 12 irmãos. Seus pais foram o Conde Ferdinand Heribert e Elisabeth, nascida Condessa von Spee. A família, de antiga cepa católica, deu à Igreja almas de escol como arcebispos, bispos, clérigos e numerosas frei-ras. E também ardorosos defensores de seus direitos no campo temporal. O Conde Heribert foi destacado deputado católico do Zentrumspartei (Partido do Centro) no Reichstag (Parlamento alemão).
Em seu lar túmido de virtudes cristãs, recebeu o jovem Clemens August uma esmerada educação. Frequentou de 1890 a 1894 a escola jesuítica Stella Ma-tutina em Feldkirch.
Nos dois anos seguintes estudou em Vechta, onde concluiu seu curso colegial. Em 1897, acompanhado de seu irmão Franz, frequentou a Faculdade de Fribourg, na Suíça. Foi ali que resolveu tornar-se sacerdote. Em 1899 ingressou no seminário jesuíta de Innsbruck. Ordenado em 28 de Maio de 1904 na Catedral de Münster, foi nomeado no mês seguinte vigário capitular e capelão de seu tio, bispo-auxiliar de Münster, Mons. Maximilian von Galen. Em 1906 foi transferido para Berlim, onde se tornou capelão da paróquia de São Mathias. Além de seus cuidados pastorais, dava aulas de Religião em ginásio da cidade.
Altas virtudes sacerdotais e humanas
No dia 5 de Setembro de 1933, Pio XI elevou-o ao episcopado, designando-lhe a sede ocupada anteriormente por seu tio. No dia de sua sagração episcopal, 28-10-1933, escreveu dele o Cardeal Schulte: “Aussi Clement, qu’Auguste” (Igualmente Clemente e Augusto). O novo bispo de Münster adoptou como lema de seu brasão as palavras “Nec laudibus nec timore” (Não me movo nem por louvores nem por temor), indicando destarte a firmeza de seu caráter. A seu respeito escrevia o “Münstersche Anzeiger” de 12-9-1933: “Assinalam o novo bispo altas virtudes sacerdotais e humanas. Como cura de almas em Berlim, [...] levantou continuamente sua voz contra a crescente secularização da vida, exigindo um retorno aos claros princípios da Igreja Católica”.
Oito meses antes havia o Partido Nacional Socialista (nazista) galgado o poder. Com sua doutrina pagã da raça ariana pura, o nazismo iria entrar necessariamente em choque com a Igreja, a qual começou a perseguir, de início discreta, mais tarde aberta e ferozmente.
Bispo heróico, apelidado “Leão de Münster”
Mons. von Galen logo percebeu os erros contidos na obra Mito do Século XX, de Rosenberg, o ideólogo do partido nazista. E combateu-os rijamente em sua Carta Pastoral de 19 de março de 1935, denunciando o “mito do sangue” de Rosenberg como uma nova religião pagã.
Empolgados com a coragem de seu bispo, os católicos deram-lhe a alcunha de “Leão de Münster”. Isso se deve não apenas a suas críticas constantes aos erros nazistas, mas sobretudo por três famosos sermões que proferiu nos dias 13 e 20 de Julho e 3 de Agosto de 1941 na igreja de São Lamberto, de cujas torres se podem ver ainda hoje penduradas as gaiolas nas quais apodreceram os restos mortais dos chefes anabatistas.
Desafiando os nazistas, condena a eutanásia
No sermão do dia 13 de Julho, criticou o confisco de mosteiros e conventos, apontando para um “ódio profundo contra o Cristianismo, o qual querem exterminar”. Dia 20 de Julho, empregou a figura da bigorna e do martelo: “Actualmente não somos martelo, mas bigorna. [...] A bigorna não pode e nem precisa rebater. Ela precisa apenas ser firme e dura“. No dia 3 de Agosto, increpou o crime da eutanásia, praticado em pessoas idosas, paralíticas e com doenças incuráveis. A reacção suscitada por este sermão foi imensa. Altos funcionários do partido nazista exigiam que se movesse um processo contra o bispo e o enforcassem numa praça pública de Münster. Goebbels, o ladino ministro da propaganda, percebeu que tal medida alienaria do esforço de guerra os católicos de toda a Alemanha. E recomendou a Hitler que deixasse o “acerto de contas” para depois da “vitória final”. Ele teve de viver com essa espada de Damócles sobre sua cabeça e a aceitou heroicamente, sem recuar.
A “vitória final” não houve. Com a capitulação da Alemanha em Maio de 1945 e o processo de Nuremberg, que julgou os crimes dos principais chefes nacional-socialistas, o nazismo desapareceu ingloriamente do cenário mundial, deixando atrás de si, a exemplo do comunismo, morte, escombros e miséria.
O alemão ideal, orgulho da Alemanha
Depois de receber o chapéu cardinalício, Mons. von Galen ficou ainda alguns dias na Itália, visitando soldados alemães em diversos campos de concentração. Em meados de Março esperava-o em Münster uma acolhida triunfal. Deus, porém, tinha outros planos para seu “Leão”. Acometido por uma apendicite aguda, faleceu na tarde do dia 22 de março de 1946.
Em seu sermão fúnebre, o Cardeal Frings salientou que, enquanto houvesse uma diocese em Münster, Mons. von Galen seria o seu adorno. E acrescentou: “Enquanto houver uma história do povo alemão, ele será apontado como o alemão ideal, o orgulho da Alemanha”.
Em 9 de Outubro de 2005 o Cardeal von Galen foi beatificado pelo Papa Bento XVI, que na ocasião enalteceu a luta do novo bem-aventurado contra a eutanásia.
Plínio Correia de Olveira
http://www.fundadores.org.br/
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