domingo, 4 de janeiro de 2026

São Gregório de Langres Bispo-4 de janeiro

Governador e depois bispo. 
Seu filho São Tetricus sucedeu-lhe 
como bispo de Langres, 
e o seu neto foi São Gregório de Tours. 
450/51 - 539/40 aproximadamente.
Nascidona Borgonha em uma família senatorial galo-romana, foi Conde de Autun por quarenta anos. Viúvo, foi eleito bispo de Langres para sua vida ascética, mas mudou-se para Dijon, onde encontrou o corpo de São Benigno e o guardou em uma igreja que havia construído. Esteve presente em vários concílios e fundou a abadia de San Benigno, doando-a com seus bens. Morreu em 539-40, a caminho de Langres, e foi sepultado em Dijon. Ele era um homem justo, rigoroso, mas também caridoso, e sua reputação de santidade foi passada por seus descendentes, incluindo São Gregório de Tours. 
Martirológio Romano: Em Dijon, Borgonha, na atual França, São Gregório, que, após muitos anos como conde na região de Autun, foi ordenado bispo de Langres.
Nascido por volta de 450-51 em uma família senatorial galo-romana, Gregório tornou-se, ainda jovem, Conde de Autun e ocupou esse cargo por quarenta anos. Viúvo, por sua vida ascética foi eleito bispo de Langres (506-507), mas foi residir em Dijon, sua cidade episcopal tendo sido devastada. Ele encontrou o corpo de São Bínio e, para preservá-lo, construiu uma igreja consagrada em 535 e, para servi-la, fundou a abadia de mesmo nome, que dotou com bens retirados de seu patrimônio. Esteve presente nos concílios de Epaon (517), Lyon (519), Clermont (535), representou-se no de Orléans (538) e assinou a carta do concílio de Clermont ao rei Teodeberto. Ele também manteve correspondência com São Avito de Vienne. Morreu em 539-40 a caminho de Langres, mas foi trazido de volta e enterrado em Dijon. Venâncio Fortunato compôs seu epitáfio. Dos três filhos que teve com sua esposa Armentaria, o primeiro, Titrico, o sucedeu, o segundo foi pai de São Eufrônio, bispo de Tours, e o terceiro foi avô de São Gregório de Tours, que não deixa de enfatizar a reputação de santidade de seu ancestral. Ele é celebrado em 4 de janeiro. 
Autor: Gérard Mathon 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário