segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

São Gerlaco de Valkenburg Eremita Festa: 5 de janeiro Século XII

Nascido em Valkenburg, nos Países Baixos, no século XII, ele teve uma vida conturbada, primeiro como soldado e depois como eremita. Após a morte de sua jovem esposa, ele se converteu e fez uma peregrinação a Roma e Jerusalém, onde se dedicou aos pobres e aos doentes. Retornando à sua terra natal, retirou-se para um carvalho e viveu na pobreza e na penitência, dedicando-se à oração e à caridade. Morreu em 1165 ou 1166, após ser visitado por São Gervásio, e foi enterrado em um túmulo simples. Sua reputação de santidade se espalhou rapidamente e ele ainda é reverenciado hoje como o protetor dos animais domésticos.
Martirógio Romano: Perto de Valkenburg, na região de Limburgo, na atual Holanda, São Gerláco, eremita, famoso por sua ajuda aos pobres. 
Nascido em Valkenburg, perto de Maastricht, nos Países Baixos, ele ingressou na milícia e levou uma vida social. A morte de sua jovem esposa levou à sua conversão, selada por uma peregrinação a Roma e Jerusalém, onde permaneceu por sete anos, atendendo pobres e doentes em hospícios e hospitais. De volta à sua vila natal, viveu como eremita dentro do vaivén de um carvalho antigo, vestido com o hábito de São Norberto. Toda semana ele ia a Maastricht para venerar as relíquias de São Gervasio está em Aachen todo sábado para venerar a Bem-Aventurada Virgem. Diz-se que, no final de sua vida, manteve correspondência com St. Hildegard em Bingen. Ele morreu em 5 de janeiro de 1165 ou 1166, após o Acordo de São Gervasio, e foi enterrado em um túmulo muito simples. Mais tarde, uma arca nobre foi erguida para ele em Houthem-St.-Gerlac, perto de Maastricht. Mesmo nos nossos dias de s. Gerlaco é venerado em muitas paróquias como protetor especial em doenças de animais domésticos. Seu cargo na Ordem Premonstratense era anteriormente celebrado na segunda-feira após a oitava da Ascensão. Em 1961, o feriado foi removido do calendário. Também foi celebrado nas dioceses de Roermond, Hertogenbosch e Liège. Sua Vida foi composta, ao que parece, por volta de 1222-28 por um premonstratense que vivia no ascetério das freiras da mesma Ordem em Houthems-St-Gerlac. O texto antigo não é conhecido, mas um foi publicado em 1600 por E. Choye em Maastricht que, omitindo o prefácio, foi resumido pelo Bollando in Acta SS. Ianuarii. Não é possível dizer até que ponto concorda com o original. Não está claro como é possível, com base em documentos, afirmar que Gerlaco pertencia aos Premonstratenses, já que o simples traje externo semelhante ao usado por religiosos na antiguidade não é suficiente para provar que ele era membro da Ordem. Então, com razão, foi removido do calendário. 
Autor: Giovanni Battista Valvekens 
Fonte: Bibliotheca Sanctorum

Nenhum comentário:

Postar um comentário