Evangelho segundo São Mateus 20,20-28.
Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido.
Jesus perguntou-lhe: «Que queres?». Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda».
Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei de beber?». Eles disseram: «Podemos».
Então Jesus declarou-lhes: «Bebereis do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou».
Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos.
Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder.
Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande, seja vosso servo
e quem entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso escravo.
Será como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens».
Tradução litúrgica da Bíblia
(354-430)
Bispo de Hipona (norte de África),
doutor da Igreja
Comentário sobre o salmo 126; CCSL 40, 1859ss
«Vamos subir a Jerusalém» (Mt 20, 18)
Cristo, que é o nosso dia, levantou-Se; convém que nos levantemos depois de Cristo e não antes. Quem são os que se levantam antes de Cristo? São os que, aqui na terra, querem ser elevados, enquanto Ele quis ser humilde. Portanto, sede humildes neste mundo, se quereis ser exaltados onde Cristo é exaltado. Com efeito, Ele disse de quem a Ele aderiu pela fé — nós, precisamente: «Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste» (Jo 17,24). Dom magnífico, grande graça, gloriosa promessa. Quereis estar onde Ele é exaltado? Sede humildes onde Ele foi humilde.
«O discípulo não está acima do mestre» (Mt 10,24). Mas os filhos de Zebedeu tinham escolhido os seus lugares, um à sua direita e o outro à sua esquerda, mesmo antes de terem sido humilhados em conformidade com a Paixão do Senhor: queriam levantar-se cedo demais, por isso caminhavam em vão. O Senhor recordou-lhes a humildade, perguntando-lhes: «Podereis beber o cálice que Eu hei de beber? Eu vim para ser humilde e vós quereis ser exaltados antes de Mim? Segui-Me pelo caminho por onde Eu vou. Porque, se quiserdes ir por um caminho por onde Eu não vou, caminhareis em vão».
https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
Nenhum comentário:
Postar um comentário