sexta-feira, 4 de julho de 2025

Beatos William Andleby, Henry Abbot, Thomas Warcop e Edward Fulthorp Mártires Festa: 4 de julho

York, 4 de julho de 1597
 
Todos os quatro compartilharam o destino do martírio durante o reinado de Elizabeth I e, movidos por uma fé profunda, desafiaram as leis anticatólicas da época, dedicando suas vidas à propagação da religião católica na Inglaterra. Andleby , nascido em uma família nobre de Yorkshire, converteu-se ao catolicismo após conhecer William Allen no Douay College. Ordenado padre em 1577, ele retornou à Inglaterra para realizar seu ministério, inicialmente sozinho e depois em colaboração com outros padres. Sua dedicação aos pobres e prisioneiros fez dele uma figura amada e venerada. Abbot , por outro lado, converteu-se da Igreja da Inglaterra após um período de reflexão. Seu zelo o levou a trabalhar pela conversão de outros, uma ação considerada traição sob as leis da época. Preso junto com Andleby e outros católicos, Abbot foi acusado de ter instruído um ministro protestante na fé católica. Apesar da tortura e das promessas de perdão, os quatro se recusaram a renegar sua fé. Condenados à morte, eles foram executados em York em 4 de julho de 1597. Seu testemunho heróico os tornou símbolos da resistência católica e levou à sua beatificação em 1929 pelo Papa Pio XI.
Martirológio Romano: Em York, Inglaterra, os bem-aventurados mártires William Andleby, padre, Henry Abbot, Thomas Warcop e Edward Fulthorp, leigos, que, condenados à morte na mesma perseguição por sua fidelidade à Igreja Católica, através da tortura da forca alcançaram juntos recompensas eternas. William Andleby 
William Andleby (Anlaby) foi um padre católico romano inglês. Ele é um mártir católico, beatificado em 1929. William Andleby nasceu em Etton, Yorkshire, em uma família nobre. Aos 25 anos, foi para a Holanda para participar da Guerra Holandesa. Ele visitou o Douay College por curiosidade e conheceu William Allen; uma discussão levou à sua conversão e Andleby eventualmente se tornou um padre católico, sendo ordenado em 23 de março de 1577, junto com Ralph Sherwin. Andleby retornou à Inglaterra em abril de 1578. No início, ele trabalhou sozinho. De acordo com Challoner, "nos primeiros quatro anos de sua missão, ele sempre viajou a pé, mal vestido e geralmente carregando consigo em uma bolsa suas vestes e outras coisas para celebrar a missa; Andleby mais tarde comprou um cavalo e por volta de 1587 trabalhou com outro padre de Douai e nativo da equitação, William Atkinson. Eles viajaram muito de Richmond através de York para Howden, Hemingbrough e Hull. Ele é conhecido por ter levado seu ministério a Robert Tyrwhitt, em Lincolnshire, e também a prisioneiros católicos no reduto em Kingston upon Hull. Em 1597, ele foi preso e condenado como um padre católico. Ele foi executado em York em 4 de julho de 1597 com três leigos: Henry Abbot, Thomas Warcop e Edward Fulthrop . Eles foram beatificados em 15 de dezembro de 1929 pelo Papa Pio XI como parte de um grupo de 137 cidadãos da Inglaterra e do País de Gales que encontraram o mesmo destino. 
Henry Abbot 
Henry Abbot era um leigo inglês, ele próprio um convertido da Igreja da Inglaterra, que foi executado em York por supostamente tentar converter alguém à Igreja Católica, o que havia sido declarado um ato de traição sob as Leis Penais promulgadas pela Rainha Elizabeth I. Ele é considerado um mártir da fé pela Igreja Católica, que o beatificou. Seus atos são assim relatados por Challoner: "Um certo ministro protestante, por algum crime cometido no castelo de York, para se recuperar do favor de seus superiores, insinuou-se na boa opinião dos prisioneiros católicos, fingindo um profundo sentimento de arrependimento e um grande desejo de abraçar a verdade da Igreja Católica... Eles, portanto, o encaminharam, depois de sua entronização, ao Sr. Henry Abbot, um zeloso convertido que vivia em Holden, na mesma região, para que lhe arranjasse um padre que o reconciliasse... O Sr. Abbot o levou a Carlton, à casa do Esquire Stapleton, mas não conseguiu encontrar um padre. Logo depois, o traidor, tendo o suficiente para colocá-los a todos em perigo perante a lei, acusou-os perante os magistrados... Eles confessaram ter-lhe explicado a fé católica, e por isso foram todos considerados culpados e condenados à morte." George Errington, William Knight e William Gibson foram executados em 29 de novembro de 1596. Abbot foi perdoado até julho do ano seguinte, quando, em 4 de julho de 1597, foi executado juntamente com William Andleby, Thomas Warcop e Edward Fulthrop . Os três primeiros foram beatificados em 22 de novembro de 1987 pelo Papa João Paulo II. Abbot foi declarado Venerável em 8 de dezembro de 1929 e beatificado em 15 de dezembro de 1929 pelo Papa Pio XI como um dos 137 cidadãos da Inglaterra e do País de Gales que tiveram o mesmo destino. 
Autor: Franco Diego

Nenhum comentário:

Postar um comentário