domingo, 29 de setembro de 2024

Miguel, Gabriel e Rafael Arcanjos

O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões: Miguel, Gabriel e Rafael, para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. Esses três arcanjos, representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o selecto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao torno de Deus e são seus "mensageiros dos “Decretos Divinos”, aqui na Terra.
Miguel, que significa “Ninguém é como Deus”, ou “Semelhança de Deus” é considerado o Príncipe guardião e guerreiro, Defensor do trono celeste e do povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus. Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
Gabriel, seu nome significa “Deus é meu protector” ou “Homem de Deus” . É o Arcanjo anunciador por excelência das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da Diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones. Comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia . Além, da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou à ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus. Motivo que o fez ser venerado, inclusive no islamismo.
Rafael, cujo significado é “Deus te cura” ou “Cura de Deus”, teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobias, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, esta passagem pode ser lida na página dedicada à ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado também o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros. 
A Igreja Católica considera esses três arcanjos, poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do quotidiano eles costumam nos aconselhar e auxiliar, além é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da divina providencia. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles. 
O Martirológio comemora os santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael juntos. A Bíblia os lembra com missões específicas: Miguel, o adversário de Satanás, Gabriel, o locutor, e Rafael, o ajudador. Antes da reforma de 1969, apenas São Miguel Arcanjo era lembrado neste dia em memória da consagração do famoso santuário no Monte Gargano a ele dedicado. O título de arcanjo deriva da ideia de uma corte celestial na qual os anjos estão presentes de acordo com diferentes graus e dignidades. Os arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael ocupam as esferas mais elevadas das hierarquias angélicas. Estes têm a tarefa de preservar a transcendência e o mistério de Deus. Ao mesmo tempo, tornam presente e perceptível a sua proximidade salvífica. 
Martirológio Romano: Festa dos Santos Miguel, Gabriel e Rafael, arcanjos. No dia da dedicação da basílica dedicada a São Miguel, antigamente construída em Roma, no sexto quilómetro da Via Salaria, celebram-se juntos os três arcanjos, cujas missões particulares a Sagrada Escritura revela: dia e noite servem a Deus e, contemplando seu rosto, eles o glorificam incessantemente. 
No dia 29 de setembro a Igreja comemora a festa litúrgica dos santos Arcanjos: 
 > São Miguel > São Gabriel > São Rafael
 
Todos os três são comemorados no mesmo dia. Eles são os arcanjos, aliados de Deus, liderando todos os outros anjos. Espíritos Celestiais muito luminosos, aos quais são confiadas missões importantes, os seus nomes têm origem judaica: são Miguel (significa “Quem é como Deus?”), o inimigo de Satanás; Gabriel (ou seja, “Força de Deus”), anuncia o poder divino; Rafael (ou “Deus cura”), o salvador. 
São Miguel , soldado do Senhor, é um guerreiro que protege os crentes de Satanás e combate as “Forças do Mal”, vitorioso no comando de seu exército de “Anjos Bons”. Conta-se de três de suas aparições: em Castel Sant'Angelo (Roma) na época do Papa São Gregório Magno, quando pôs fim a uma epidemia (590); na Apúlia, no Monte Sant'Angelo, no Gargano, no século V, e na França, no Mont-Saint-Michel (708). Tendo se tornado o monumento simbólico do Piemonte, no Val di Susa (Turim), situado no cume do Monte Pirchiriano, a 960 metros acima do nível do mar, ergue-se a Sacra di San Michele, uma imponente abadia fundada por volta do ano mil. O Arcanjo Miguel é o santo padroeiro da Cidade do Vaticano e da França. Protege adolescentes, afiadores de facas, comerciantes, espadachins, paraquedistas, soldados, policiais, juízes e bombeiros. Ele é retratado como um guerreiro de armadura, segurando sua espada voltada para baixo contra o Dragão (o demônio). 
São Gabriel é o anunciador da Vontade de Deus para o homem. Com efeito, ele anuncia o nascimento de João Baptista, primo de Jesus, a Zacarias e o nascimento de Jesus a Maria, dirigindo-lhe as seguintes palavras: «Ave, Maria, cheia de graça. O Senhor é convosco", como diz a bela oração "Ave Maria". Segundo a tradição, o arcanjo Gabriel também aparece deslumbrante acima da Gruta de Belém aos pastores e aos Reis Magos para anunciar o nascimento de Jesus. Ele é o padroeiro dos embaixadores, dos correios, do quiosque, dos correios, dos carteiros e dos meios de comunicação de massa (telefone, rádio). , televisão). Ele é retratado com uma lanterna e o lírio da pureza. 
São Rafael , protetor das águas termais, é invocado contra doenças do corpo e da alma. Protege os viajantes, os peregrinos, os emigrantes, os noivos, os cônjuges e, sobretudo, os jovens que saem de casa pela primeira vez e até os cegos. Na verdade, na Bíblia lemos que São Rafael cura Tobias da cegueira que lhe confia seu filho Tobias durante uma viagem. Padroeiro dos farmacêuticos e médicos, o arcanjo Rafael é retratado com um pote de unguentos e uma vestimenta de peregrino. 
Autora: Mariella Lentini 
Fonte: Guia das santas companheiras de todos os dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário