sexta-feira, 6 de setembro de 2024

EVANGELHO DO DIA 6 DE SETEMBRO

Evangelho segundo São Lucas 5,33-39. 
Naquele tempo, os fariseus e os escribas disseram a Jesus: «Os discípulos de João Batista e os fariseus jejuam muitas vezes e recitam orações. Mas os teus discípulos comem e bebem». Jesus respondeu-lhes: «Quereis vós obrigar a jejuar os companheiros do noivo enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo lhes será tirado; nesses dias jejuarão». Disse-lhes também esta parábola: «Ninguém corta um remendo de um vestido novo para o deitar num vestido velho, porque não só rasga o vestido novo, como também o remendo não se ajustará ao velho. E ninguém deita vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo acaba por romper os odres, derramar-se-á e os odres ficarão perdidos. Mas deve deitar-se vinho novo em odres novos. Quem beber do vinho velho não quer do novo, pois diz: "O velho é que é bom"». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santo Agostinho 
(354-430) 
Bispo de Hipona (norte de África), 
doutor da Igreja 
Sermões sobre a primeira carta de São João, I, 2
«Enquanto o noivo está com eles» 
São João escreve: «Nós vimo-lo e disso damos testemunho» (1Jo 1,2). Onde O viram eles? Na sua manifestação. Como foi a sua manifestação? Foi debaixo do Sol, ou seja, a esta luz visível. Mas poderíamos nós ver quem fez o Sol à luz do mesmo Sol se Ele não tivesse feito lá no alto, «uma tenda para o sol; é dali que ele sai, como um noivo do seu tálamo, e, qual herói, percorre alegre o seu caminho» (Sl 19,6)? Verdadeiro Criador, Ele é anterior ao Sol, precedeu a estrela da manhã, todos os astros e todos os anjos, porque «por meio dele todas as coisas surgiram, e sem Ele nem uma só coisa do que existe surgiu» (Jo 1,3). Querendo que O víssemos com os nossos olhos de carne que veem o Sol, montou a sua tenda debaixo do Sol, isto é, mostrou-Se na carne manifestando-Se a esta luz terrena, e o tálamo deste esposo foi o seio da Virgem. Porque neste seio virginal uniram-se os dois, o esposo e a esposa, o Verbo esposo e a carne esposa, conforme está escrito: «Os dois serão uma só carne» (Gn 2,24); e o Senhor disse no Evangelho: «Portanto já não são dois, mas um só» (Mt 19,6). Isaías exprime melhor como esses dois se tornam um quando, falando em nome de Cristo, diz: «Como um noivo que enverga o diadema e como uma noiva que se adorna com as suas joias» (61,10); parecendo estar a falar de um único indivíduo, que apresenta alternadamente como esposo e como esposa. Não são dois, mas uma só carne, porque «o Verbo fez-Se carne: estabeleceu a tenda entre nós» (Jo 1,14). A Igreja une-se a esta carne e forma-se o Cristo total, cabeça e corpo (cf Ef 1,22-23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário