quinta-feira, 2 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA 2 DE MAIO

Evangelho segundo São João 15,9-11. 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Santa Gertrudes de Helfta 
(1256-1301) 
Monja beneditina 
Exercício IV, SC 127
Meu amor, Deus da minha vida! 
O que sou eu, meu Deus, amor do meu coração? Ai de mim, ai de mim, como sou diferente de Ti. Sou como uma gotinha ínfima da tua bondade, e Tu és o oceano, cheio de toda a doçura. Ó amor, amor, abre sobre mim, pequena que sou, as entranhas da tua bondade; faz jorrar sobre mim todas as cataratas da tua benigníssima paternidade; faz jorrar sobre mim todas as fontes do grande abismo da tua infinita misericórdia. Que o abismo da tua caridade me envolva. Que eu seja mergulhada no abismo e no oceano da tua bondade misericordiosa. Que eu desapareça no dilúvio do teu amor vivo, como a gota de água do mar desaparece nas profundezas da sua imensidão. Que eu morra, que eu morra na torrente da tua imensa piedade, como a centelha do fogo na corrente impetuosa do rio. Que o orvalho do teu amor me envolva. Que o cálice do teu amor me leve a vida. Que o desígnio secreto do teu amor sapientíssimo realize e complete em mim uma morte gloriosa de amor, do amor que dá a vida. Aí, perderei a minha vida em Ti, aí, onde Tu vives para sempre, ó meu amor, Deus da minha vida. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário