quinta-feira, 16 de maio de 2024

EVANGELHO DO DIA 16 DE MAIO

Evangelho segundo São João 17,20-26. 
Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao Céu e disse: «Pai santo, não peço somente por eles, mas também por aqueles que vão acreditar em Mim por meio da sua palavra, para que eles sejam todos um, como Tu, Pai, o és em Mim e Eu em Ti, para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste. Eu dei-lhes a glória que Tu Me deste, para que sejam um, como Nós somos um: Eu neles e Tu em Mim, para que sejam consumados na unidade, e o mundo reconheça que Tu Me enviaste e que os amaste como a Mim. Pai, quero que onde Eu estou, também estejam comigo os que Me deste, para que vejam a minha glória, a glória que Me deste, por Me teres amado antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não Te conheceu, mas Eu conheci-Te, e estes reconheceram que Tu Me enviaste. Dei-lhes a conhecer o teu nome e dá-lo-ei a conhecer, para que o amor com que Me amaste esteja neles, e Eu esteja neles». 
Tradução litúrgica da Bíblia 
Simeão o Novo Teólogo 
(949-1022), monge grego 
Hinos 47, SC 196 
«Para que vejam a minha glória»
Tu, que estás lá em cima com o Pai e Te encontras connosco, Tu mostraste-nos a luz da tua glória imaculada, dá-ma, sim, uma vez mais , para que nunca me abandone! 
Dá-me contemplar-Te sempre nela, ó Verbo, captar a tua beleza inacessível tal como é essa beleza que, permanecendo absolutamente fugidia, atinge e penetra a minha inteligência, transporta o meu espírito e acende no meu coração o fogo do teu amor! 
 É esta luz que, espalhando-se como chama de desejo divino, me faz ver mais claramente a tua glória, ó meu Deus; glória que, ao adorar-Te, Te peço, Filho de Deus, que me concedas agora e no futuro, possuir sem medida e, por ela, contemplar-Te, ó Deus, eternamente! 
 Sim, Pastor compassivo, bom e manso, que queres a salvação de todos os que creem em Ti, tem piedade de mim e responde à oração que Te dirijo. Não Te irrites, não desvies o teu rosto de mim, mas ensina-me a fazer a tua vontade, pois não procuro que se faça a minha vontade, mas a tua, para Te servir, ó Misericordioso! 
 Suplico-Te que tenhas piedade de mim, Tu, que és naturalmente piedoso, e faças o que for útil à minha alma miserável, porque só Tu és o Deus amigo do homem, incriado, infinito, todo-poderoso, verdadeiro, vida e luz para aqueles que Te amam e tão amados são por Ti, Amigo do homem! Coloca-me entre eles, Mestre, e da tua glória divina faz-me participante, faz-me co-herdeiro, pois a Ti, Pai, com o Filho coeterno e o Espírito divino, seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário